Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Projeto do Campus Coruripe recebe visita de avaliador externo e de coordenador geral de ação fomentada pela SETEC/MEC

publicado: 05/08/2022 15h23, última modificação: 05/08/2022 15h23

O projeto de inovação “CIMMEC: Centro Inteligente de Manutenção Mecânica (CIMMEC)”, desenvolvido por docentes e estudantes do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), recebeu, em 14 de julho, a visita de avaliador externo e coordenador geral da iniciativa, que é desenvolvida em todo o país pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC). Na ocasião, os visitantes destacaram a importância e a qualidade do projeto desenvolvido no Campus Coruripe sob a coordenação do professor Alex Aguiar da Silva, ao lado do técnico em laboratório Fabrício Caymon e de discentes dos cursos integrados de Mecânica e Edificações.

O CIMMEC integrou um conjunto de projetos aprovados pelo edital IFES 05/2020 da SETEC/MEC. Ao todo, foram aprovados pelo edital 60 projetos em todo o país. Destes, alguns foram escolhidos para receber a visita do avaliador externo da banca, Paulo André Carneiro Campos Cordeiro, e do coordenador geral, João Paulo do Carmo.

Considerado um projeto com excelente potencial e viabilidade econômica, o CIMMEC do Campus Coruripe foi elogiado pelos avaliadores durante a visita realizada em julho. Na ocasião, os visitantes destacaram pontos positivos da iniciativa, como o potencial de mercado e viabilidade econômica, a multidisciplinaridade e o impacto social na formação dos estudantes. Também foi destacada pelos visitantes externos a qualidade do Laboratório de Mecânica do Campus Coruripe, que conta com infraestrutura adequada para a imersão dos professores e alunos nas atividades teóricas e práticas de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o professor Alex Aguiar da Silva, o CIMMEC é uma solução que responde à falta de qualidade e padronização na execução das manutenções preventivas e corretivas na indústria. “O CIMMEC tem como objetivo padronizar a execução do trabalho na manutenção, o serviço realizado por quem está na ponta, de modo que os dados e informações que chegam na gestão tenham muito mais qualidade. Isso ajuda a empresa a ter um controle e uma previsibilidade maior na gestão da manutenção de seus equipamentos”, explicou o docente do Ifal Campus Coruripe.

Participam do CIMMEC os estudantes dos cursos integrados de Mecânica e Edificações Edeilson Filho, Miguel Santos, Fernanda Santos, Laenysson Santos, Nadson Santana e o voluntário Edson Santos Junior, aluno egresso do Campus. Também participaram da construção do projeto os alunos egressos Maria Eduarda Vasconcelos, Gabriel dos Santos Cansanção e Lucas Lessa.