Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Projeto pioneiro identifica e divulga espécies cultivadas no jardim do Ifal Coruripe

Visitantes do espaço podem ter acesso às informações da vegetação do campus por meio de código de barras

por Roberta Rocha publicado: 25/06/2020 16h59, última modificação: 25/06/2020 17h11

Hibisco, canafístula, jasmim, pau-brasil. O que essas espécies da flora têm em comum? Além de embelezar o jardim da unidade do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Coruripe, elas agora estão identificadas com placas de código de barras bidimensional (QR Code), graças ao esforço conjunto de docentes e estudantes integrantes do projeto "Conhecendo nosso jardim". As placas ilustrativas de PVC em vinil de 32x18 cm foram afixadas nesta quarta-feira, 22.

Ao escanear o código por meio do aparelho celular, os frequentadores da área verde do campus poderão ter acesso às informações de cada planta. No total, 41 espécies receberam identificação. Essa iniciativa, pioneira entre os campi do Ifal, é de autoria da professora de Biologia Rose Mendonça de Omena. Conforme a idealizadora, o intuito do projeto é aproximar as pessoas da natureza, motivá-las a observar o jardim, despertando o senso de preservação ambiental e a curiosidade para o conhecimento biológico, além de proporcionar a familiarização com a ferramenta tecnológica QR Code.

Conhecendo nosso jardimO trabalho começou com a atuação do professor do Campus Satuba Alonso Pereira na identificação das espécies presentes no jardim do campus. Em seguida, um blog foi criado para reunir fotos, informações, descrições e curiosidades acerca das plantas registradas. Por fim, um aplicativo transcreveu esse inventário de dados para um QR Code e ocorreu a impressão das placas. "Algumas ações foram realizadas junto à comunidade em busca de recurso para viabilização do projeto, que foi efetivado com o fomento do diretor-geral do Campus, professor José Roberto", detalhou Rose.

Se antes as pessoas circulavam nas áreas arborizadas do campus e não reparavam na riqueza biológica daquele espaço, o registro interativo da flora presente na instituição virou um convite para mudar esse cenário. "Conhecer a flora é de fundamental importância para a compreensão dos processos ecológicos e biológicos de um dado território, assim como para o seu ordenamento e gestão sustentáveis. E facilitar a identificação desses recursos biológicos, tanto pela comunidade científica e acadêmica quanto pelo público em geral, significa atuar não só em prol do meio ambiente, mas também da nossa memória afetiva", acrescentou a coordenadora do projeto. O próximo passo, de acordo com ela, será transformar esse dossiê virtual das plantas do campus em um catálogo impresso.

Colaboraram de forma voluntária na concretização do "Conhecendo nosso jardim", além de Rose Mendonça e Alonso Pereira, os docentes do Campus Coruripe Maria José Oliveira, Juliana de Araújo, Eugênio Bastos e Helane Karine de Araújo; os servidores técnico-administrativos da unidade de ensino Edvaldo da Silva, Flavia Batista da Silva, Raimundo, Jarlison Everton do Santos, João Joaquim da Silva, Hermes Lucas Padre, Márcio Santos Bomfim e as estudantes Maria Eduarda Vasconcelos e Isabelle Silva Lobo. A proposta contou ainda com a ajuda de parceiros externos. Da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, atuaram os docentes Fernando Antônio Cavalcante e Juliana Santos.

Conhecendo nosso jardimConhecendo nosso jardimConhecendo nosso jardim

Crédito das imagens: Equipe do projeto Conhecendo nosso jardim