Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > PARTICIPAÇÃO DO IFAL CORURIPE NA EXPOFÍSICA 2017

PARTICIPAÇÃO DO IFAL CORURIPE NA EXPOFÍSICA 2017

publicado: 02/10/2017 15h04, última modificação: 02/10/2017 17h45

A Expofísica, mostra científica promovida pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, comemorou 15 anos com uma programação diversificada. Diariamente, centenas de estudantes de diversas escolas de ensino médio do Estado assistiram experimentos, apresentações culturais e artísticas, além de, pela primeira vez, prestigiarem às apresentações científicas de escolas de Ensino Médio convidadas a apresentar seus trabalhos.

Dentre essas escolas, o IFAL- Campus Coruripe, apresentou dois trabalhos desenvolvidos por seus alunos. O Microscópio a Laser, instrumento de baixo custo feito com tubos de PVC e lasers de baixa potência, possibilitava a observação de micro-organismos presentes em amostras de água. Os alunos Edilaine Lima, Erickson da Silva, Fernanda Helen Costa e Jandson dos Santos, do 3º ano de Edificações, desenvolveram o experimento e explicaram a dezenas de estudantes de outras escolas os princípios e funcionalidades do dispositivo óptico.

O Tubo de Rubens foi um sucesso e atraiu a curiosidade de todos. Tratava-se de um tubo metálico, preenchido com gás e com centenas de micro furos que permitiam o acendimento de chamas. Um pequeno alto-falante conectado ao tubo induzia a formação de ondas no interior do tubo e as mesmas eram visualizadas através das chamas, que formavam diferentes padrões de ondulação. A exposição foi escolhida pelo público e monitores do evento como a melhor do dia 28/09. O grupo, liderado e orientado pela equipe de professores de Física do IFAL – Campus Coruripe, Henrique Marques, Jonathas Matias e Osvaldo. Os alunos Anderson Mark, Jameson Wesley, Mariana Bispo e Rodrigo Ferreira, do 2º ano de Edificações, desenvolveram a montagem e apresentaram de maneira empolgante o experimento.