Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Napne do Campus Coruripe retoma suas atividades em 2018

Napne do Campus Coruripe retoma suas atividades em 2018

publicado: 09/02/2018 14h36, última modificação: 09/02/2018 14h36

2018 será um ano de grandes desafios para a equipe do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne, Campus Coruripe.

A composição inicial do Napne do Campus Coruripe foi definida ainda no final de 2017, sendo composto por servidores/as voluntários/as, que desejam atuar no planejamento e desenvolvimento de ações inclusivas, envolvendo toda a comunidade escolar. O Núcleo local encontra-se sob a coordenação da pedagoga Mônica Costa e a equipe é formada pelo vice-coordenador, Hermes Lucas, que é TAE e também responde pela Coordenação de Apoio Acadêmico do Campus, representantes da Assistência Estudantil, a bibliotecária Roselane Oliveira, a Técnica em Enfermagem, Bianca Cabral, e a Enfermeira Elis Mayara, além dos/as docentes Alisson Wernner, Érica Aprígio e Maria José Oliveira.

O Campus Coruripe deu início as atividades do ano letivo de 2018, com a realização do I Encontro Pedagógico. Na programação do evento, a psicóloga Renata Pires, coordenadora de Ações Inclusivas (DPE – IFAL), falou para todos/as os/as servidores/as sobre a legislação que ampara a atuação dos Napnes, bem como sua estrutura, composição e atribuições. Na oportunidade, também foi discutida a política de cotas para pessoas com deficiência, que vem sendo adotada pelo IFAL, a partir da publicação da Lei 13.409 / 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino.

Dando prosseguimento às atividades, na manhã da última quarta-feira, 07/02, a equipe do Napne se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Educação, nas dependências da Escola Nelson Araújo, onde funciona provisoriamente o Campus Coruripe. O encontro teve como principal objetivo discutir temas relacionados as estratégias e experiências voltadas para a inclusão de PcD, nas redes de ensino, e contou com a participação das técnicas Micheline Ferreira e Elisângela Santos, que atuam no desenvolvimento de ações inclusivas no município.

De acordo com a coordenadora do Napne do IFAL Coruripe, Mônica Costa, esse primeiro encontro marca o início de uma parceria promissora, que deve proporcionar um diálogo permanente, com a troca de informações relativas aos estudantes e sobre a rede de atendimento no município e em cidades circunvizinhas, além de colaboração mútua em atividades de formação profissional e estratégias de acolhimento aos estudantes.