Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > 3º ComCiências movimenta Campus Coruripe com atividades científicas e culturais
conteúdo

Notícias

3º ComCiências movimenta Campus Coruripe com atividades científicas e culturais

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 14/02/2023 17h52, última modificação: 16/02/2023 09h39

O Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) sediou, entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o 3º ComCiências, mostra científica e cultural multidisciplinar que teve a participação de estudantes, professores, técnicos e da comunidade externa. Durante os três dias, a comunidade acadêmica e os visitantes puderam conferir os trabalhos produzidos por discentes, referentes ao resultado dos conhecimentos construídos ao longo do ano letivo.

O ComCiências contou com uma série de atividades científicas e culturais, incluindo salas temáticas, stands, comunicações orais, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes e documentários, entre outras iniciativas. Os visitantes puderam conferir de perto o talento e dedicação dos estudantes na construção dos projetos apresentados, bem como o empenho dos professores em estimular os discentes a buscarem conhecimento e inovação.

III Comciências movimenta Campus Coruripe

Em sua terceira edição, o evento ocorreu em conjunto com o 3ª Falas Malungas e reuniu os alunos para uma série de atividades interdisciplinares. Foi o primeiro realizado presencialmente, após a pandemia do Covid-19.

A abertura do evento foi realizada na manhã da última terça-feira (07/02), com participação da Direção Geral do Campus Coruripe, da Direção de Ensino da unidade e da coordenação geral do ComCiências. O encerramento foi realizado no fim da tarde de quinta-feira (09/02).

Confira abaixo uma síntese desta edição do ComCiência no Campus Coruripe.

Salas temáticas e stands
As salas temáticas foram verdadeiras experiências imersivas de conhecimento, por meio das quais os estudantes puderam apresentar os temas escolhidos utilizando criatividade e conhecimento. Através de apresentações orais, do teatro, da poesia, da dança, entre outras manifestações culturais e artísticas, os discentes apresentaram os conteúdos escolhidos de forma a envolver os visitantes nas várias temáticas desenvolvidas.

IMG_9139.jpg

Alan Cícero, 18 anos, estudante do 3º ano do curso de Edificações, destacou a importância do III ComCiência para que os alunos pudessem desenvolver sua criatividade e apresentar um projeto escolhido por eles mesmos. Integrante da equipe Ouro Verde: Cururuji, que tratou da realidade, da história, da arte e de diversos aspectos do município de Coruripe, Allan ressaltou que intuito o trabalho de seu grupo foi o de valorizar a própria cidade.

“Foi muito gratificante ver que todos gostaram, que saíram entendendo um pouco mais do assunto e saber que Coruripe não é só coisa ruim, mas também tem muita riqueza que precisa ser conhecida e explorada por todos”, disse o discente.

III Comciências movimenta Campus CoruripeLígia Ludmilla, 18 anos, também do 3º ano de Edificações, fez parte da equipe da sala temática Luz Natural e Expressão Arquitetônica, tema definido a partir de um diálogo entre os discentes e a professora orientadora, Vanine Borges Amaral. “É um tema que trabalha com a luz dentro da Edificação. Abordamos diversos aspectos relacionados à luz, à história da luz, a evolução no seu conhecimento, até o momento em que chegamos às relações da luz com a Arquitetura”, comentou.

Ao todo, 18 salas temáticas foram montadas pelos discentes para o III ComCiência, tratando de temas diversos: Braskem Afundando Sonhos: do Lar aos Destroços ; Luz Natural e Expressão Arquitetônica; Ouro Verde: Coruruji; Mekari: A Poética da Arte, do Afeto e da Utopia; As Mulheres nos Espaços de Produção Científica; Projeto: A Evolução da Tornearia Científica ao Longo da História; Arquitetura, Desenho e Expressões Artísticas; O Universo; O Futuro da Tecnologia de Acordo com Filmes Futuristas; As Moléculas que Mudaram a História; Chernobyl; Multiverso x Metaverso: Universos Paralelos; Agricultura Familiar, Pesca e Artesanato em Jogos; Universo Explicado; Hoje é Dia de Rock, Bebê; Negras Personalidades: Narrativas Resgatadas; IST e Contraceptivos; Fotografia: a Escrita com a Luz.

III Comciências movimenta Campus CoruripeAlém das salas temáticas, os visitantes puderam aprender novas informações nos diversos stands montados no Campus Coruripe, que abordaram assuntos de várias áreas do conhecimento. Nos stands, a comunidade acadêmica do Ifal Coruripe e os visitantes puderam aprender com os seguintes temas trabalhados: Lixo, sustentabilidade e riqueza; Tornado Luminoso; O mistério das Linhas de Nazca; Movimento Manguebeat; Frida Kahlo; Ciência x Religião; Uso da energia solar para cozinhar alimentos; Robô guindaste hidráulico; O Mal do Século; O Mangue e Suas Riquezas; A Ciência Por Trás do Funcionamento das Coisas; Principais Pandemias que Afetaram a Humanidade; A Matemática das Abelhas.

Oficinas e programação no Auditório
O ComCiência contou ainda com a realização de oficinas diversas de de uma programação paralela de palestras no Auditório do Campus Coruripe. Entre as oficinas oferecidas, destaque para o Reaproveitamento de Alimentos para uma Alimentação Saudável; Tranças Nagôs e Nossa Origem Africana; Croquis Cotidianos: Desenhando o Campus Coruripe; Introdução a Libras - Elementos Básicos da Comunicação em Língua de Sinais; Compostagem de Resíduos Orgânicos; Abayomi: afeto em tecido; e oficina de Meditação e Yoga.

III Comciências movimenta Campus CoruripeNo mesmo momento em que ocorriam as oficinas, salas temáticas e stands, era realizada uma programação de palestras no Auditório do Campus para possibilitar o contato dos participantes do III ComCiência com temas diversificados e inovadores. A programação de palestras contou com as seguintes temáticas; Torna-se negro(a) em Alagoas; Biofotônica: O da luz na solução de problemas em áreas de saúde; “Mochileiro pela Educação” (Palestra motivacional com Tiago Silva); O cuidado farmacêutico e os riscos da automedicação; Experiências no exterior; Estratégias para lidar com ansiedade; Como chegar na Universidade?; Tecnologias aplicadas no desenvolvimento de pesquisas; Rasgando a cortina de silêncios: e O lado B da exploração do sal-gema de Maceió.

Protagonismo, interdisciplinaridade e construção do conhecimento
De acordo com o professor Everaldo Santos, um dos responsáveis pela organização do evento, o III ComCiência tem como foco a integração das diversas disciplinas oferecidas nos cursos do Campus Coruripe, de modo a fomentar o protagonismo dos estudantes no seu próprio percurso formativo.

III Comciências movimenta Campus Coruripe

“Quando você dá a oportunidade para o estudante fazer aquilo que ele tem mais interesse, com o apoio e a orientação dos professores, o aluno consegue desenvolver coisas que você nem imagina. Ele se apropria de uma forma tão intensa do trabalho que acontece o que estamos vendo aqui, com experiências incríveis desenvolvidas pelos próprios estudantes”, ressaltou Everaldo Santos.

Foi a partir do diálogo entre os discentes e os professores das diversas disciplinas que os temas das pesquisas foram sendo desenvolvidos. A interdisciplinaridade surge, então, como um dos pilares do ComCiência, desde o seu planejamento, execução e avaliação por parte de professores alunos.

III Comciências movimenta Campus Coruripe“Estipulamos que cada um dos temas abordasse, no mínimo, três componentes curriculares. Os estudantes podem abordar ao mesmo tempo, por exemplo, Sociologia, Química e Biologia; ou História, Matemática e Física. Quanto mais disciplinas eles conseguissem inserir no trabalho, a experiência seria muito mais enriquecedora”, comentou a professora Sarah Lima, docente da área de Química e uma das coordenadoras do ComCiência.

De acordo com os organizadores do ComCiência, o formato do evento possibilita um grande engajamento por parte dos estudantes e a observação de novas competências, que muitas vezes não são observáveis em sala de aula. Alunos que têm dificuldade com cálculo, por exemplo, podem ter

“A gente acaba avaliando os estudantes não só pelo conteúdo que ministramos em sala de aula, mas é uma avaliação mais ampla, tanto no preparo, na forma como os trabalhos vêm sendo construídos, mas também na execução”, comentou Sarah. Segundo a docente, a avaliação dos trabalhos corresponderá de 40% a 50% das notas dos alunos em todas as disciplinas ofertadas pelo Campus Coruripe.

Organização
A professora Ana Christine Amorim, da área do ensino de Espanhol, destacou que houve um grande comprometimento por parte dos alunos, dos professores e da gestão do Campus Coruripe a fim de garantir o sucesso do ComCiência. Foram montadas diversas comissões - Infraestrutura, Científica, Comunicação, Monitoria, entre outras áreas -, a fim de dar conta do desafio planejar e executar um evento do porte do ComCiência.

“Os alunos estavam com muita expectativa em relação ao evento. Eles tiveram um tempo curto para se organizarem, mas os resultados foram muito bons. A maioria está bem comprometida. Os trabalhos falam por si”, comentou.

III Comciências movimenta Campus Coruripe