Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Ifal Coruripe retoma o 3º Comciências e 3º Falas Malungas de forma presencial

Ifal Coruripe retoma o 3º Comciências e 3º Falas Malungas de forma presencial

Atividades iniciam nesta terça-feira (7) e é aberto ao público

por Jhonathan Pino publicado: 06/02/2023 08h31, última modificação: 06/02/2023 09h20

Após mais de três anos, o Campus Coruripe retoma o Comciências, entre os dias 7 e 9 de fevereiro. Em sua terceira edição, o evento ocorrerá em conjunto com o 3ª Falas Malungas e reunirá os alunos para uma série de atividades interdisciplinares. Será o primeiro realizado presencialmente, após a pandemia do Covid-19.

O nome Comciências é uma alusão ao Dia da Consciência Negra. Fazem parte da programação diversas apresentações artísticas e discussões científicas, por meio de mesas-redondas, oficinas, mostra de projetos e exibições científicas.

Como parte do Falas Malungas, estão programadas discussões com temáticas étnico-raciais inspiradas no Dia da Consciência Negra e amparado pela Lei 10.639, que define a obrigatoriedade do Ensino de História e da África e das culturas africanas e afro-brasileira. A última edição foi realizada em 2020, de forma remota.

O professor do campus, Everaldo Santos, explica que o nome Malungas tem origem na expressão “malungo” que quer dizer “companheiro de viagem”, ou que está no mesmo tempo e lugar. “Trata-se de uma referência aos sujeitos negros escravizados que foram arrancados da África para o Brasil”, pontuou.

O docente acrescentou que a ideia de realização dos eventos é que as/os estudantes sejam protagonistas, na escolha e construção das salas temáticas, stands e apresentações orais e culturais que relacionam diferentes áreas do saber e dialogam com a comunidade interna e externa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“No período pandêmico, que foi marcado pelo ensino remoto emergencial, o alunado carecia de momentos de sociabilidade e interação. O 3º Comciências permite que os discentes, além de construírem laços com alunos de diversas turmas do campus, possam ser autônomos no seu processo de aprendizagem, já que são responsáveis pelos temas que serão debatidos no evento”, detalhou Everaldo.

Confira a programação completa aqui!