Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Debate sobre alimentação escolar no Ifal é aprofundado na 54ª reunião do Forpae

Debate sobre alimentação escolar no Ifal é aprofundado na 54ª reunião do Forpae

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 01/03/2023 17h37, última modificação: 03/03/2023 10h52

Os desafios para a implementação de alimentação escolar para os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram debatidos durante a 54ª Reunião do Fórum de Assistência Estudantil (Forpae/Ifal), evento realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Campus Coruripe. Estudantes, servidores, gestores e demais interessados dos 16 campi do Ifal participaram ativamente do Forpae, que teve como tema “Alimentação escolar em uma perspectiva multiprofissional: desafios e possibilidades”.

No início das atividades, os participantes do evento foram acolhidos pela comunidade acadêmica do Campus Coruripe. O diretor geral da unidade, professor José Roberto Alves de Araújo, deus as boas-vindas aos grupos dos diversos campi que marcaram presença no Forpae, desejando um excelente evento para cada

Campus Coruripe sediou a 54ª reunião do Forpae/IfalEm sua fala, a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Alves, destacou que o tema abordado nesta edição do Forpae é um desafio que precisa ser enfrentado por toda a comunidade do Instituto. Além da alimentação, questões como transporte, permanência, inclusão digital, cultura, esporte, entre outros, são demandas crescentes num cenário de redução da Assistência Estudantil nos últimos anos.

“Os desafios relacionados à Assistência Estudantil são diversos e sofremos muito nesses últimos quatro anos, especialmente com a questão do orçamento reduzido. Além disso, a demanda por ações de permanência foi crescente”, destacou Cledilma Costa.

Presente de forma virtual à solenidade de abertura, o reitor Carlos Guedes afirmou que 2023 é o ano da alimentação escolar no Ifal. Tanto a gestão superior quanto às direções gerais dos campi, equipes de assistência estudantil, profissionais de nutrição e saúde, educadores, equipes técnicas e administrativas, todos estão empenhados em assegurar esse direito aos discentes em todo o Instituto Federal de Alagoas.

“Vamos todos trabalhar em conjunto para viabilizar conseguirmos orçamento, contratos desenvolver e ações para viabilizar a alimentação escolar nos nossos campi”, afirmou o reitor. O professor Carlos Guedes que a demanda por alimentação escolar é uma necessidade encarada como prioridade pela gestão.

Campus Coruripe sediou a 54ª reunião do Forpae/Ifal"Temos visitado todos os campi do Ifal e a demanda por alimentação escolar é uma unanimidade entre as demandas apresentadas. Para conseguirmos instituí-la em todas as nossas unidades, precisamos realizar um movimento em todo o instituto. E essa movimentação depende de cada um de vocês, dos campi, da Reitoria, todos juntos”, enfatizou o reitor, dirigindo-se aos participantes do Forpae/Ifal.

Entre as questões discutidas durante o Forpae no Campus Coruripe, a necessidade de compreender que a alimentação escolar é um direito dos discentes e um dever de todo o Instituto atuar para garanti-la. Para isso, é preciso superar a visão limitada que se tem em relação aos responsáveis pela alimentação escolar, que não deve depender apenas dos profissionais mais diretamente envolvidos com a temática.

“Precisamos sair do discurso de que a alimentação escolar é um tema da Nutrição, da Assistência Estudantil. Ela deve ser encarada de forma multiprofissional e envolver toda a instituição, para que possamos atender a essa demanda fundamental que é a permanência estudantil. Precisamos avançar nesse debate”, destacou Karine Silva, diretora de Políticas Estudantis do Ifal.

Campus Coruripe sediou a 54ª reunião do Forpae/IfalEntre os alunos, a necessidade da oferta de uma alimentação escolar de qualidade é cada vez mais urgente. Cauê Santos, estudante do Campus Coruripe e integrante do grêmio estudantil local, foi um dos responsáveis em representar os discentes durante a 54ª Reunião do Forpae/Ifal. O estudante destacou que, como boa parte dos alunos do Ifal é oriunda de escolas da rede pública, lá tinham assegurado esse direito à alimentação durante as aulas. No Ifal, como a oferta de alimentação ainda não é uma realidade em todos os campi, Cauê acredita que os debates no Forpae irão ajudar a encontrar soluções e caminhos para a solução desse desafio.

“Quando chegamos no Ifal e não encontramos a alimentação é sempre uma complicação para os alunos não só academicamente, mas a para toda a vida. Aqui em Coruripe, por exemplo, com a implementação do nosso refeitório e a oferta de alimentação, tudo melhorou para os estudantes, inclusive o desempenho acadêmico”, disse Cauê dos Santos.

Programação

A programação da 54ª Reunião do Forpae iniciou com uma homenagem à servidora aposentada Jussicleide Vital de Souza, que faleceu recentemente. Na ocasião, foi apresentado um vídeo que mostrava a jornada de Jussi dentro dos diversos campi do Ifal onde atuou, deixando um legado de compromisso com a instituição, a  carreira dos servidores, os colegas com quem trabalhou e toda a comunidade acadêmica do Ifal.

Campus Coruripe sediou a 54ª reunião do Forpae/IfalAinda na manhã do primeiro dia do evento, a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar do Ifal, Lidiane de Almeida Pereira, ministrou uma palestra sobre a alimentação escolar em uma perspectiva multiprofissional, seguida de momento de discussão. Na tarde do dia 27/02, constou na programação uma troca de experiências de alimentação escolar no Ifal, a partir de apresentações dos campi que já ofertam esse tipo de assistência a seus alunos.

No último dia do evento (28/02), a programação seguiu com a partilha de experiências dos campi do Ifal que já oferecem a alimentação escolar e foi finalizada com um momento de discussão com os campi que ainda não estão com essa ação de assistência estudantil.