Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Campus de Coruripe comemora terceiro ano da construção da sede própria

Campus de Coruripe comemora terceiro ano da construção da sede própria

Equipamentos modernos e ampliação de cursos marcam o aniversário da estrutura definitiva do campus

publicado: 27/04/2021 07h40, última modificação: 27/04/2021 07h42

Por Camilla Bibiano - estagiária de jornalismo

Neste último sábado (24) o campus do Instituto Federal de Alagoas da cidade de Coruripe completou três anos de existência em sua sede própria. Apesar de ter funcionado em um prédio provisório cedido pela Prefeitura da cidade desde 2014, foi a partir de 2018 que o campus tomou forma quando se mudou definitivamente para a estrutura pensada especificamente para as demandas dos cursos.

Celebrando essa data e colecionando experiências educativas, a sede do litoral sul, apesar do pouco tempo em atividade, já colhe os frutos através dos alunos que por ali passaram.

Cerca de 192 estudantes já se formaram na unidade até o ano letivo de 2020 em três cursos ofertados pelo campus: os integrados de Edificações e Mecânica e um subsequente que é o curso de Soldagens, um dos únicos do estado. Com foco no ensino profissionalizante e técnico, o diretor-geral do Campus Coruripe, professor José Roberto, destaca que as oportunidades dos alunos em ter desfrutado de uma educação de excelência traz avanços para as carreiras profissionais deles, bem como para a cidade como um todo.

“Nós temos no munícipio duas grandes usinas e uma cooperativa. Essas empresas precisam de profissionais técnicos especializados para dar continuidade aos seus trabalhos e o Ifal contribui com essa demanda”, comemora.

O curso de Soldagem foi o primeiro a ser instituído no campus, através do Pronatec. A partir deles os outros dois cursos também foram implantados e por isso a necessidade de uma estrutura maior e mais qualificada, com laboratórios de ponta. A diretora de ensino Helane Carine conta que o campus precisava de uma modernização no padrão de uma instituição renomada.

Foi a partir dos esforços em conjunto da sede administrativa local do campus junto com a Reitoria que a mudança pode ser notada. A estrutura conta com laboratórios completos para as três áreas, laboratórios de informática, área de formação geral, auditório, biblioteca, além da parte esportiva, essencial para o aprendizado dos estudantes.

Além disso, o campus tem um diferencial importante, tendo desde a sua construção a implantação de um sistema de energia solar. Os planos são para, em breve, ter um espaço 4.0 para o desenvolvimento de futuras pesquisas e para que a população possa usufruir de laboratórios de primeira geração.

A diretora de ensino ainda explica que o campus é responsável também por movimentar cidades vizinhas, como Feliz Deserto e Jequiá da Praia, recebendo alunos desses locais. E o que atraí esses estudantes é justamente a oportunidade de sair da unidade com uma formação completa e pronto para o mercado de trabalho. “Quando a gente pensa em formar, a gente não pensa somente para o mercado local. Nós preparamos cidadãos para o mundo. Nós temos profissionais de excelente qualidade, que verticalizam, vão para o ensino superior, e é uma das maiores contribuições do campus”, salienta.

A pesquisa e a extensão são ainda outros grandes pontos da contribuição do campus, principalmente para os alunos, que podem vivenciar mais plenamente a educação . Um dos egressos do curso de edificações Jameson Wesley enfatiza o fato de ter sido inspirado pela equipe pedagógica a seguir nesses projetos. Hoje ele está trabalhando na área e representou o instituto em diversos momentos através dos programas de extensão dos quais participou.

“Pude viver a experiência única na educação que sempre enfatizaram do ensino, pesquisa e extensão, onde graças a isso e aos professores, que me orientaram, pude fazer parte de alguns projetos de extensão, os quais me abriram portas em alguns eventos e congressos Nacionais. Eu pude conhecer ainda mais pessoas que tiveram a oportunidade de viverem o mesmo que eu e guardo as memórias e aprendizados que trago até hoje de cada visita técnica que me ajudaram e são importantes para mim”, conta.

Já o professor e coordenador do curso de mecânica Alex Aguiar evidencia que ver desde o início a construção do campus trouxe muitos aprendizados e um sentimento de gratidão por poder contribuir em várias frentes durante o processo, por ser um dos servidores mais antigos, presente desde o campus provisório.

“É a gente poder acompanhar, não só servidores, mas pessoas, que se entregam a causa do serviço público e contribuem bastante para um crescimento considerável em tão pouco tempo. E isso vai desde professores até os setores administrativos. O Ifal tem muitas facetas por conta diversidade do corpo docente, que acaba promovendo inúmeras oportunidades em inúmeras áreas”, lembra.

Por fim, o atual diretor José Roberto lembra que esse é só o começo da história do campus Coruripe e que pretende ampliar ainda mais a rede de conhecimento em um futuro breve na cidade.

Campus Coruripe“O campus tem essa modernização dos seus laboratórios, um ensino de excelência, com uma equipe pedagógica pequena, mas muito boa que tem conseguido emplacar os alunos em boas colocações nas universidades públicas e privadas do Brasil inteiro. Como perspectiva de futuro a gente acredita na ampliação dos nossos cursos em formato superior. Nós vamos implantar o EJA Profissionalizante em parceria com a Prefeitura de Coruripe, o que já é um grande avanço e possivelmente será um grande diferencial no ensino da cidade”, finaliza.