Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Campus Coruripe recebe inscrições para Auxílio Permanência e Programa de Conectividade

Candidaturas serão aceitas até 22 de março

por Roberta Rocha publicado: 11/03/2022 17h58, última modificação: 11/03/2022 17h59

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe lançou, nesta sexta-feira (11),  o Edital nº 03/2022 referente à seleção de estudantes para ingresso nos Programas da Assistência Estudantil, Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados ofertados pelo campus em 2022. As inscrições estão abertas e seguem até 22 de março.

No total, o certame oferta 260 vagas, além da formação de cadastro de reserva. O público-alvo são estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais da unidade de ensino.

Na modalidade Auxílio Permanência, o valor a ser concedido é R$130,00. Já no Auxílio Conectividade, voltado à contratação de serviço de internet, o valor corresponde a R$60,00.

Candidaturas - As inscrições no processo seletivo devem ser feitas exclusivamente por meio do link https://forms.gle/G821pfTBjm12oxDN8, onde está disponível o Questionário Socioeconômico para preenchimento. É necessário também anexar a documentação exigida.

Os modelos de requerimentos e declarações constam nos anexos do edital. O resultado preliminar será publicado no dia 8 de abril.

Sobre os programas

A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade é  um programa implementado pelo Ifal em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, como forma de proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

O programa Alunos Conectados, por sua vez, é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 40GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.