Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Campus Coruripe realiza IV ComCiências: Diálogos Transversais
conteúdo

Notícias

Campus Coruripe realiza IV ComCiências: Diálogos Transversais

Evento envolveu a comunidade acadêmica para promover a integração de saberes
publicado: 26/02/2025 16h38, última modificação: 26/02/2025 16h38

Por Lais Marques, estagiária de Jornalismo*

Neste mês de fevereiro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Coruripe, promoveu um evento multidisciplinar que destacou a importância da interação entre as áreas técnicas, científicas, tecnológicas e humanas. Durante os cinco dias de atividades do IV ComCiências: Diálogos Transversais, os estudantes tiveram acesso a salas temáticas, estandes, oficinas, e apresentações artístico-culturais. As atividades contaram com a orientação dos professores, com o objetivo de mostrar como a colaboração e a integração de diferentes áreas podem resultar em soluções inovadoras para a sociedade.

ComCiências apresentou diversas atividades culturaisComCiências apresentou diversas atividades culturaisA abertura foi marcada pela apresentação artístico-cultural “Ritmos”, no qual um grupo de estudantes trouxe para o público danças e encenações inspiradas nas culturas brasileira, mexicana e americana. Entre os projetos, o destaque foi a sala temática “Sertão em Chamas: a história do Cangaço”, orientada pelos professores Lucas Suassuna, Luiz Domingos e Thiago Rogério. De acordo com o professor Kleyfton Soares, presidente da Comissão Organizadora do evento, a sala contou cm uma iluminação marcante, uma decoração cuidadosamente elaborada e uma encenação de tirar o fôlego. "O espaço transportou os visitantes para o universo do cangaço, resgatando elementos históricos e culturais de maneira sensível e emocionante. Essa iniciativa despertou o interesse pelo passado e reforçou a relevância do diálogo entre história, arte e tecnologia na formação dos estudantes", analisou.

ComCiências apresentou diversas atividades culturais

Ainda segundo o professor Kleyfton, foi importante descobrir o potencial de estudantes que se dedicaram coletivamente para alcançar um resultado notável. "O ComCiências reforçou o compromisso do Ifal na formação de cidadãos críticos e inovadores, ao contribuir para a integração entre diferentes campos do saber”. 

ComCiências apresentou diversas atividades culturaisO encontro recebeu mais de 1300 ouvintes externos, entre a comunidade interna, convidados dos estudantes e alunos do ensino fundamental que tiveram suas visitas planejadas pela Secretaria Municipal  da Educação de Coruripe. O expressivo número de participantes foi comemorado pelo campus. "O sucesso do IV ComCiências ficou evidente tanto internamente, com o engajamento dos estudantes e docentes, quanto externamente, ao atrair um público diversificado e interessado em conhecer as potencialidades da educação técnica e científica aliadas à cultura", finalizou Keyfton.

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.