Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Campus Coruripe do Ifal oferece cursos em Fabricação Digital no Espaço 4.0

Campus Coruripe do Ifal oferece cursos em Fabricação Digital no Espaço 4.0

Comunidade terá acesso a capacitações em impressão 3D, desenho 2D e corte a laser, promovendo qualificação para a Indústria 4.0.
por Sâmia Cardeal publicado: 08/08/2024 08h37, última modificação: 08/08/2024 08h37

O Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está se destacando como um polo de inovação tecnológica ao oferecer cursos voltados para a Fabricação Digital no recém-inaugurado Espaço 4.0. Este laboratório, que recebeu seu container no dia 11 de junho, está equipado com tecnologia de ponta e foi criado para preparar tanto os estudantes quanto a comunidade local para as exigências do mercado de trabalho moderno.

Os primeiros cursos a serem ofertados no Espaço 4.0 incluem "Fabricação Digital - Impressão 3D" e "Fabricação Digital - Desenho 2D e Corte a Laser." Essas formações são essenciais para quem deseja ingressar na Indústria 4.0, proporcionando aos participantes a oportunidade de desenvolver competências em tecnologias emergentes que estão revolucionando o setor industrial.

José Wilson dos Santos, monitor responsável pelos cursos, enfatiza a importância dessas capacitações para aEspaço 4.0 comunidade de Coruripe e região. “Estamos oferecendo algo que realmente pode mudar a vida das pessoas. Com esses cursos, os participantes não só aprenderão a utilizar ferramentas de fabricação digital, mas também poderão criar e inovar em seus próprios projetos, abrindo portas para novas oportunidades profissionais e de empreendedorismo”, destacou Santos.

O Espaço 4.0 é um ambiente de aprendizado equipado com impressoras 3D, tablets, computadores, kits de robótica e corte a laser, o laboratório está preparado para fornecer uma formação de alta qualidade em áreas como Informática, Eletrônica, Robótica, Internet das Coisas (IoT) e Empreendedorismo.

Esses cursos estão disponíveis não apenas para os alunos do Ifal, mas também para toda a comunidade, garantindo que as novas tecnologias e metodologias de fabricação digital estejam ao alcance de todos., contribuindo para o desenvolvimento regional e ampliando as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho qualificado.

A chegada do Espaço 4.0 em Coruripe é parte de um esforço mais amplo do Ifal para equipar seus campi com laboratórios modernos que atendam às demandas da Indústria 4.0. Além de Coruripe, outras sete unidades do Ifal já contam com esse recurso, promovendo uma rede de ensino que valoriza a inovação e o empreendedorismo em todo o estado.