Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > AULA INAUGURAL DO PRONATEC – IFAL CAMPUS CORURIPE

AULA INAUGURAL DO PRONATEC – IFAL CAMPUS CORURIPE

publicado: 01/12/2017 14h48, última modificação: 01/12/2017 15h27

Os alunos das turmas de torneiro mecânico participaram na quinta-feira (dia 30/11) de uma aula inaugural  do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecido pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Coruripe na Unidade Remota de Teotônio Vilela. Além do Diretor-geral do Campus, prof. José Roberto Alves Araújo, estiveram presentes à solenidade o diretor do Centro Técnico Profissionalizante Municipal Aluízio Vasconcelos Souza (CTPM), prof. Cícero Trindade representando o Prefeito do Município de Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira, o diretor de RH da Usina Seresta, Daniel Sávio, o coordenador do Pronatec do Campus Coruripe, prof. Esdras Costa, o supervisor pedagógico do Pronatec, prof. Eugênio Costa, e a apoio do Pronatec, Izabela Neves. Alunos selecionados pela Prefeitura para participar do programa, professores do curso do Pronatec, servidores do CTPM e da Prefeitura de Teotônio Vilela lotaram o local da aula inaugural.

Criado em outubro de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. O Pronatec tem como objetivo capacitar jovens para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do País.

O Diretor-geral do Campus Coruripe, prof. José Roberto Alves Araújo, agradeceu a toda a equipe do CTPM e ao apoio do Prefeito, Joãozinho Pereira, disponibilizando infraestrutura adequada para que o curso possa acontecer. "O Pronatec é uma oportunidade de desenvolvimento profissional do aluno e da comunidade no entorno", disse o diretor.

Serão formadas duas turmas de 25 alunos cada, distribuídas nos turno vespertino. As aulas iniciaram no dia 30 de novembro e possuem previsão de término no dia 15 de março de 2018. Em relação à atuação do Campus Coruripe no Programa através da Unidade Remota Teotônio Vilela, o diretor do CTPM, prof. Cícero Trindade, disse que o centro atua fortemente na capacitação dos moradores da cidade para que eles consigam responder à demanda das empresas que se instalam na região.

A preocupação com a empregabilidade dos alunos do Pronatec também foi citada no discurso do diretor de RH da Usina Seresta, Daniel Sávio. "O interesse da usina é buscar profissionais na região. Quando a usina busca profissionais em Maceió ou outro município gera custos maiores para a usina", concluiu.

O coordenador do Pronatec do Campus Coruripe agradeceu o apoio do Prefeito Joãozinho Pereira ao ceder a infraestrutura e os profissionais do CTPM, a cooperação do diretor do CTPM, prof. Cícero Trindade e à cooperação técnica da Usina Seresta no nome do Daniel Sávio. O coordenador também apresentou os alunos os compromissos que os mesmos teriam com Pronatec.

Por fim, foram entregues os kits de estudos compostos por bolsa, caderno e canetas. Em seguida a equipe do CTPM ofereceu a todos um agradável lanche