Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > ALUNOS DO IFAL CAMPUS CORURIPE SÃO PREMIADOS EM OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA, JORNADA BRASILEIRA DE FOGUETES E OBMEP

publicado: 05/12/2017 18h49, última modificação: 05/12/2017 18h50

No dia 29/11/2017, os alunos do Campus Coruripe receberam a premiação na participação na OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, 1 medalha de Bronze, do aluno Edvilson Lessa, e 43 medalhas da Mostra Brasileira de Foguetes, MOBFOG.

A prova foi realizada em maio, e os lançamentos em maio e abril. O total de alunos participantes quase chegou a noventa estudantes entre os 1° e 2° anos do ensino médio, os lançamentos foram realizados utilizando vinagre e fermento, segundo o regulamento oficial da competição.

Além desta premiação, a melhor equipe, composta pelo José Vinícius, James e Vicktor Lua, todos alunos do 2 ano de edificações, participaram da XIII Jornada Brasileira de Foguetes, e se consagraram uma das equipes campeãs do evento, com dois ótimos lançamentos, sendo o maior deles de mais de 231 metros, a maior marca de alunos do IFAL, neste evento.

OBMEP - Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas

A OBMEP enviará aos alunos carta convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC). O PIC é um programa que coloca os alunos em contato com os aspectos da Matemática que não são vistos em sala de aula, ampliando o conhecimento científico e preparando para um futuro desempenho profissional e acadêmico. No programa haverá encontros presenciais e estudos online. Para participar do PIC os alunos receberão auxílio material didático.

A partir do PIC muitos alunos mudam suas perspectivas de futuro: no contato com professores-orientadores e Universidades aprendem mais Matemática, percebem que podem seguir carreiras científicas ou tecnológicas e descobrem os caminhos que levam a essas fascinantes carreiras, tão importantes para eles e para o desenvolvimento do nosso país. Para muitos(as) alunos(as), o PIC é a oportunidade certa dada na hora certa

Entrevista com um dos Campeões da OBMEP:

- Sou, João Pedro de Araújo Lima, já consegui uma medalha de bronze na OBMEP, no ensino fundamental (9º ano), sempre gostei de matemática, desde o primeiro ano, onde estudava em escola particular, atualmente, estou matriculado no curso técnico de nível médio integrado em edificações no IFAL – Campus Coruripe.

Qual a importância da matemática na sua vida?

- É uma matéria fundamental e muito importante para toda a vida, seja nos vestibulares, faculdade, sempre a matemática estará presente, então tenho que me manter aliado com a matéria.

O que essa premiação significa pra você?

- Significa o mérito do esforço que tive para tentar resolver as questões.

Você se espelhou em algum profissional?

- Quando eu estava no ensino fundamental (9º ano), tinha um professor muito bom de matemática, ele dava muitos reforços no horário contrário, preparando-me, junto com outros alunos para a Olimpíada, ele me inspirou a tentar conseguir medalhas ou menções, como foi o caso.

Quais foram os principais desafios que você enfrentou?

- Quando eu entrei na escola pública (no 6º ano) não estava acostumado com aquela quantidade de pessoas, salas, professores, mas no decorrer do tempo fui me acostumando. Outros desafios ocorreram quando eu estava no 9º ano, tanto eu, como outros amigos, estudávamos os três horários, teve um tempo que aquela rotina foi tão pesada para mim que eu já não aguentava sair de casa, mas queria ir pra escola, apesar dos meus pais reclamarem, alegando que eu estava doente.

Qual conselho você daria para o jovem que pretende obter êxito nas Olimpíadas?

- Que estude muito, tanto a parte de lógica, quanto a de cálculos e fórmulas matemáticas. Além de assistir as aulas básicas de matemática onde estuda, procure resolver questões em livros da OBMEP, principalmente aqueles que você sabe que vai exercitar seu raciocínio.

Por que estudar no IFAL é importante para você?

- Primeiramente, porque a qualidade das escolas do ensino médio, aqui da cidade, não é boa, os alunos que estudam no IFAL sempre se destaca em vestibulares, pois, têm ótimos professores, os quais estão dispostos a fazer o possível para que os alunos não saiam com dúvidas. Além disso, oferece o ensino técnico, excelente para quem deseja seguir aquela carreira.

Pretensões futuras (profissão, carreira):

- Pretendo continuar no campo de edificações e estudar engenharia civil ou arquitetura.