Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Ações do Campus Coruripe são reconhecidas pelo Prêmio Professor Transformador

Ações do Campus Coruripe são reconhecidas pelo Prêmio Professor Transformador

Docente Eugênio Bastos teve projeto entre semifinalistas da 2ª edição

por Jhonathan Pino publicado: 08/03/2022 17h51, última modificação: 08/03/2022 22h08

Uma série de iniciativas desenvolvidas no Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi reconhecida como um dos 350 projetos pedagógicos transformadores pelo Prêmio Professor Transformador, em sua 2ª edição. O docente da unidade, Eugênio Bastos, teve o projeto “Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Intelectuais em Curso Técnico em Edificações” listado entre os mais transformadores do país.

A avaliação foi feita por uma banca formada por mestres e doutores em educação, que puderam conhecer diversas ações desenvolvidas no Campus Coruripe visando auxiliar o ensino acessível das  disciplinas curso Técnico em Edificações, como a realização de uma bancada de serviço de madeira reaproveitada; de protótipo para o Estudo da Morfologia de Plantas, materiais de auxílio didático de diferentes disciplinas, além da construção de rampas de acesso à escola para alunos cadeirantes.Alunos participando da construção de uma das rampas de acesso.jpeg

Eugênio relata que o desenvolvimento de instrumentos didáticos pedagógicos são demandas atuais de vários professores da área técnica e da base comum curricular, mas isso ficou ainda mais evidente no caso do aluno com deficiência intelectual (DI), em que pôde-se perceber evolução das habilidades práticas na disciplina de Material de Construção.

Estudantes construindo uma miniatura de ruptura de barragem.jpeg“O aluno DI já colaborou com a melhoria das instalações esportivas, através de pequenas práticas construtivas, conforme a demanda apresentada pela direção geral do campus Coruripe, a exemplo da construção das bases de concreto para instalação dos postes da rede de vôlei em quadras de areia. Outra atividade prática onde se pôde verificar as habilidades dele foi durante a confecção de pisos ornamentais e funcionais para jardins (caminhos/atalhos), com aproveitamento de resíduos como revestimento alternativo”, recorda o docente.Protótipo para o Estudo da Morfologia de Plantas.jpg

Além de apresentações destes recursos e experiências em sala de aula e eventos científicos, alguns destes trabalhos foram publicados em contas institucionais do Campus Coruripe, no YouTube e Instagram. Veja alguns deles abaixo:

Bancada de serviço;

Protótipo de Diedros Móveis para auxílio à aprendizagem de Biologia;

Barragem de terra em miniatura;

Rampas de acesso.

Sobre o Prêmio

Organizado pelo Instituto Significare, em parceria com a Base2edu e a Bett Brasil, o Prêmio Professor Transformador em como objetivo principal identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras de professores que, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (“BNCC”), expressem inovação educacional, a partir dos seguintes critérios: impacto, contextualização, eficiência, aplicabilidade, engajamento, intencionalidade, interdisciplinaridade, inter-relacionamento e inclusão.