Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Notícias > Abertura da III Mostra de Pesquisa e Extensão do Ifal Coruripe marca início de inscrições para projetos de alunos

Período para se inscrever segue até 31/12 com iniciativas voltadas para inovação e sustentabilidade

publicado: 25/08/2021 10h20, última modificação: 25/08/2021 10h20

Por Camilla Bibiano - estagiária de jornalismo

O Campus Coruripe lançou no último sábado (21), através do evento de abertura, a III Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão (Mopee) – 2021. Com o tema deste ano pautado na “Construção Remota”, a mostra volta a ser realizada em formato online devido à pandemia do coronavírus.

As falas de abertura ficaram por conta do diretor-geral do Campus Coruripe, José Roberto, e a apresentação do edital pelo professor Eugênio Bastos. Houve palestras sobre empreendedorismo rural e iniciativas criadas pelo Ifal para o combate ao coronavírus que duraram toda a manhã e estão disponíveis no canal do YouTube do campus.

O evento surgiu em 2019 em formato restrito aos campus, mas em 2020 formou-se a Rede Mopee Online de Comunicação (RedMopee ), já virtualmente.

Um dos objetivos ao se qualificar como rede foi de criar uma opção de intercâmbio entre os campi do Ifal e fortalecer o vínculo com a comunidade externa. A nova possibilidade de acesso ao conteúdo do Mopee compreende uma maior propagação dos projetos desenvolvidos no campus, em relação à edição de 2019.

A programação da Mostra abrange os 'Desafio Mopee se vira nos 60' e 'Desafio Mopee Sustentabilidade', onde os alunos que se inscreverem irão ganhar certificados digitais com a declaração de participação nos desafios.

Os desafios consistem em uma produção de vídeo sobre o trabalho com duração de 60 segundos e, no desafio da sustentabilidade, é necessário envolver alguma ação sustentável desenvolvida em casa pelos alunos sob a orientação de um servidor do Ifal durante o período de pandemia de Covid-19 ou ideias que possam ajudar na implementação de ações sustentáveis ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Campus Coruripe nas seguintes áreas: Material de Consumo; Energia Elétrica; Água e esgoto; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Compras e Contratações sustentáveis; Deslocamento de pessoal.

É ainda necessário a presença de legenda nos vídeos que possuam acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Deve-se também elaborar um resumo do trabalho, cuja extensão deve ter de 50 a 100 palavras.

A participação de alunos nesse processo depende do aceite de algum orientador servidor do Ifal para coordenar as atividades de publicação na Mostra. Podem participar tanto alunos matriculados no Instituto como egressos que tenham participado de projetos ou trabalhos orientados por algum servidor da instituição.

Podem ainda participar os autores de projetos, concluídos ou em andamento, nas áreas de ensino, extensão ou pesquisa-PIBIC e autores de relatórios de prática profissional ou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de trabalhos de disciplinas curriculares ofertadas pelo Ifal.

Inscrições

O período de inscrição dos projetos começou no último sábado (21) e se estende até o dia 31 de dezembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico de submissão. Cada equipe deve ter até 3 participantes e um orientador.

À medida em que os trabalhos são submetidos, o prazo estabelecido é de dois dias úteis para publicação de cada iniciativa no canal da Mopee Ifal Coruripe no YouTube, fazendo com a mostra de projetos seja de fluxo contínuo nos meses de duração do evento. Mais detalhes sobre o processo de submissão estão disponíveis no edital.

Serão emitidos certificados especiais de participação, no Destaque MOPEE 10, sendo contemplados os autores dos dez primeiros vídeos submetidos ao edital da III MOPEE IFAL Coruripe 2021.