Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Setor de Saúde orienta sobre alimentação adequada na pandemia
conteúdo

Notícias

Setor de Saúde orienta sobre alimentação adequada na pandemia

A postagem informa sobre a função dos alimentos que vai muito além de simplesmente nos manter saciados.

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 19/05/2020 10h46, última modificação: 19/05/2020 10h48

Qual  o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de Covid-19? O Setor de Saúde do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) dá as dicas em mais uma postagem no perfil do Instagram criado pela técnica em Enfermagem Alessandra Vieira e pelo enfermeiro Marcus Glauco Mendes para facilitar a comunicação entre a comunidade interna usuária dos  serviços oferecidos pela unidade de ensino.

A postagem informa sobre a função dos alimentos que vai muito além de simplesmente nos manter saciados. “Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde”, diz a mensagem. 

As orientações apontam os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos como  saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças. Inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade, Desta forma, o cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação, alerta o setor.

Já os alimentos ultraprocessados não são uma opção para a saúde. “Ao enfrentar uma pandemia, você precisa estar com as defesas do seu organismo em dia e nisso esses alimentos não podem ajudar. Uma dica de ouro é evitar comprá-los e deixá-los fora do alcance das mãos. Se não tiver em casa, você não irá consumi-los”,indica o perfil.

Uma dieta baseada em ultraprocessados, ou seja, rica em calorias, sal, açúcar, aditivos químicos, corantes, conservantes e gorduras, aumenta o risco de deficiência nutricional, além de estar associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, que podem agravar o quadro dos pacientes com Coronavírus.A recomendação, então, é investir na aquisição de alimentos in natura e minimamente processados, que podem e devem ser usados como base das preparações culinárias caseiras.

O Setor de Saúde recomenda ainda que, planejar as refeições contribui para a manutenção de uma rotina alimentar adequada e saudável, já que ter sempre uma comida de verdade ao alcance ajuda a evitar os ultraprocessados. Também é importante ficar atento em relação ao consumo excessivo de alimentos, ao comportamento sedentário e ao estresse emocional.