Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Guia didático do ProEPT/Ifal orienta sobre o ensino dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física

publicado: 19/09/2022 15h54, última modificação: 19/09/2022 15h57

Um Guia Didático para o Ensino para Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física é o produto educacional de autoria da mestre, Mariana Cavalcante Dias Marques e que foi apresentado no programa de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no campus Benedito Bentes. A defesa do produto educacional ocorreu  em 17 de  fevereiro deste ano,  bem como a dissertação intitulada “Guia Didático para o Ensino dos Jogos Cooperativos nas Aulas de Educação: uma proposta com enfoque sócio-emocional”, sob a orientação do professor Adalberon Moreira de Lima Filho.

A banca examinadora,  foi constituída pelo Prof. Dr. Adalberon Moreira de Lima Filho (Presidente/Orientador), pela Profa. Dra. Tarciana Angelica Lopes Damato (Faculdade Pitágoras – Maceió), pelo Prof. Dr. Andre Sueldo Tavares de Lima  (ProfEPT/Ifal) e pelo Prof. Dr. Geraldo Alves Sobral Junior (Ifal)

Mariana Marques é graduada em Educação Física-Licenciatura pela Faculdade Estácio de Alagoas (2008).É especializada em Gestão e Organização da Escola e servidora pública Federal no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Alagoas.

O produto educacional se constitui de um guia didático que está dividido em três secções: 1 - Jogos como recursos pedagógicos na Educação Física; 2- o que são jogos cooperativos e sugestão para a temática e a 3- sugestões sobre a temática. Na secção 1, segundo o jogo é apresentado como recurso pedagógico, a partir de seu conceito e possibilidades pedagógicas;  na secção 2 - a autora  explica o que são jogos cooperativos e a seção 3- destaca-se  a explicação sobre jogos cooperativos  e as sugestões de leitura complementar sobre os  jogos cooperativos.

A autora desenvolveu a pesquisa no campus Satuba do Ifal no curso de técnico em Agroindústria junto a docentes do componente curricular de Educação Física.

Veja o Produto Educacional

Consulte a dissertação