Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Curso de Logística utiliza o Sábado Letivo para preparar os alunos para a empregabilidade
conteúdo

Notícias

Curso de Logística utiliza o Sábado Letivo para preparar os alunos para a empregabilidade

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 29/03/2021 15h17, última modificação: 29/03/2021 15h17
Exibir carrossel de imagens Reprodução; Youtube Psicóloga Érika Hokama que ministrou palestra no dia 20 de março para os alunos do curso técnico de Logística.

Psicóloga Érika Hokama que ministrou palestra no dia 20 de março para os alunos do curso técnico de Logística.

A preocupação com a empregabilidade e a formação profissional têm estimulado a Coordenação do curso técnico em Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a utilizar as aulas realizadas aos sábados para aproximar os estudantes de profissionais e docentes da área, por meio de palestras online como forma de  orientá-los sobre a futura atuação no mercado de trabalho ou no campo do empreendedorismo na área.

Segundo o coordenador, professor Marcos Charles, a atividade com o nome de Sábado Letivo tem o objetivo de  trabalhar algumas temáticas, especialmente a questão da empregabilidade, em assuntos sobre como preparar um currículo digitado e em vídeo, utilizar plataformas de vídeo currículos, orientar sobre o comportamento nas redes sociais e durante uma  entrevista.

A primeira atividade ocorreu no dia 27 de fevereiro deste ano com uma palestra ministrada pelo professor do curso de Logística, André Leite sobre o tema, “Currículo: a sua porta de entrada para o mundo do trabalho” .André Leite possui graduação em Administração, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Alagoas. É professor do Campus Benedito Bentes e coordenador do curso de pós-graduação em Desenvolvimento Organizacional. “Nos primeiros dias de aula, conversamos com os alunos do primeiro período e perguntamos o que os motivou a escolher o curso de Logística. A maioria indicou que seria a busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Nós professores confirmamos essa demanda real e, essa situação fez com que nós desenvolvêssemos  aulas aos sábados”, explicou o professor no início da exposição.

 O docente expôs aos alunos todo o processo do currículo, desde a origem no Egito antigo, passando pelos modelos adotados nos Estados Unidos, Europa e Brasil, a estrutura e as dicas de especialistas até a relação dos currículos e as redes sociais.

A segunda palestra ocorreu no dia 20 deste mês e foi proferida pela psicóloga Érika Hokama sobre “Como ser um profissional nos dias de hoje". Érika é  doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos, com especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela FSP / USP (2011, mestre em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista - SP, 2015). Tem experiência em coordenar as áreas de treinamento, desenvolvimento e recrutamento e seleção de grandes empresas nacionais e multinacionais.

A professora teceu comentários sobre os sonhos acadêmicos e profissionais dos alunos, sobre o autoconhecimento como forma de buscar a autoconfiança. A profissional expôs ainda sobre  o papel do trabalho, as expectativas da empresa em relação ao profissional, sobre o processo seletivo e o comportamento durante a entrevista. A palestra também enveredou pelo momento atual de pandemia, no momento em que a palestrante se referiu ao networking que significa trabalho. As próximas atividades serão divulgadas junto aos alunos pela Coordenação do curso técnico em Logística.

Vídeo flash: SÁBADO LETÍVO - CURSO DE LOGÍSTICA