Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo de alunas do campus Benedito Bentes é aprovado para o 11º Encontro Brasileiro de Administração Pública

Trabalho científico aborda sobre a participação cidadã em cidades inteligentes brasileiras e será apresentado no evento entre 22 a 24 de maio deste ano, em Brasília

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 03/04/2024 15h39, última modificação: 03/04/2024 15h39
Exibir carrossel de imagens foto cedida: Rosanny Rayssa Souza Clemente, Maria Rebeca Ferreira da Silva e Júlia Emily de Souza Santos com o professor- orientador  Luiz Félix.

Rosanny Rayssa Souza Clemente, Maria Rebeca Ferreira da Silva e Júlia Emily de Souza Santos com o professor- orientador Luiz Félix.

Um artigo de três estudantes do curso técnico em Logística do Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi aprovado para ser apresentado no 11º Encontro Brasileiro de Administração Pública  que ocorrerá em Brasília no período de 22 e 24 de maio deste ano.

O  trabalho científico intitulado “Práticas Brasileiras de Participação Cidadã em Cidades Inteligentes: uma revisão sistemática da literatura” é de autoria  das alunas Rosanny Rayssa Souza Clemente, Júlia Emily de Souza Santos e Maria Rebeca Ferreira da Silva do 3º ano A do curso técnico integrado em Logística sob a orientação do professor Luiz Antonio Felix Júnior. Segundo o professor, o artigo é fruto do  projeto em desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ifal (Pibic) denominado “Participação Cidadã nas  cidades inteligentes e sustentáveis:identificando mecanismos nas cidades brasileiras".

A estudante Rossany Rayssa Clemente disse que a produção do artigo está sendo uma experiência muito boa, porque está sabendo aproveitar o desenvolvimento da escrita e da leitura que é algo que pode agregar para ela na faculdade  ou no meio profissional. “Então, que mais jovens possam participar das produções científicas estimuladas pelo Ifal”, afirmou a aluna.

“Nosso projeto tem como objetivo identificar os mecanismos de participação cidadã  adotados em iniciativas de cidades inteligentes e sustentáveis brasileiras. Nosso objetivo é construir dois artigos, onde o primeiro busca verificar as práticas nacionais de participação  cidadã  em cidades inteligentes e sustentáveis em publicações nacionais e internacionais. Já no segundo artigo, vamos relacionar  as práticas de participação cidadã em cidades inteligentes em cidades inteligentes investigadas”, explicou Rossany Raysa Clemente.

As cidades expostas no artigo  estão no ranking do  Cities in Motion Index (Índice de Cidades em Movimento) -  CIMI,  entre essas, São Paulo (130°posição), Rio de Janeiro (136º), Curitiba (153°), Brasília (159º), Salvador (169°) e Belo Horizonte (172º) (Berrone; Ricart, 2022). Sendo o Brasil, o país da América Latina com maior número de cidades com aparição no CIMI 2022.

Rebeca Ferreira, também autora do artigo, explicou que a idealização do artigo foi do professor Luiz Félix e o trabalhoRebeca Ferreira, uma das autoras do artigo aborda o conceito de cidades inteligentes e as práticas cidadãs adotadas para torná-las ainda mais inteligentes. ‘É importante ressaltar a participação do governo para que os cidadãos exerçam esta transformação como principal agente para  concretizar este objetivo”, afirmou a aluna. Para ela,  o cidadão terá uma zona de conforto para adotar algumas medidas capazes de mudar as cidades inteligentes que não aborda só tecnologia, mas a sustentabilidade com participação efetiva do governo  no envolvimento  da  sociedade.

Sobre o 11º Ebap

Organizado pelo IDP, por meio de seu Programa de Pós-graduação em Administração Pública, o Encontro Brasileiro de Administração Pública será realizado no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP Asa Norte) e é voltado para toda a comunidade profissional e acadêmica da área de Administração Pública e afins.

Neste ano, o tema do evento será Desenvolvimento Sustentável na Administração Pública. A programação conta com palestrantes internacionais na abertura, além de mesas temáticas que também tangenciam a temática central.