Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos do curso de Logística do Ifal realizam visita técnica à sede do DMTT

Alunos do curso de Logística do Ifal realizam visita técnica à sede do DMTT

Estudantes receberam informações sobre o funcionamento operacional do órgão

publicado: 02/05/2024 14h25, última modificação: 02/05/2024 14h25
Exibir carrossel de imagens Fotos: Alisson Frazão/Secom Maceió. Estudantes do curso técnico em Logística durante visita ao órgão de trânsito do município de Maceió

Késya Holanda (estagiária)/ Ascom DMTT

Estudantes do curso de Logística do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram visitas técnicas ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), na segunda (29) e terça-feiras (30). O momento foi supervisionado por agentes e educadores de trânsito, que apresentaram o protocolo de atendimento aos sinistros na capital.

A programação, planejada para 38 alunos do Ifal campus Benedito Bentes, faz parte do projeto de estudo dos modais operantes no país, além de incluir a educação de trânsito dentro do ensino escolar.

Inês Pessoa, coordenadora técnica de educação para o trânsito do DMTT, falou sobre o intuito da ação. “Com esse momento, buscamos proporcionar uma imersão dos alunos, não apenas na legislação de trânsito, mas de todo funcionamento das operações. Desde a recepção, quando recebemos a chamada pelo telefone, passando pela divisão de operação até a viatura que vai ao local prestar apoio”, contou.

Durante toda a manhã, os alunos participaram de palestras. No segundo momento, foram direcionados para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), onde aprenderam mais sobre o funcionamento interno desde o recebimento da denúncia até o envio de uma viatura ao local.

Com o auxílio de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os agentes deram continuidade àInformações sobre atuação da DMTT durante os acidentes de trânsito programação com um momento prático. Fazendo alusão a um sinistro de trânsito entre uma moto e um carro, foi demonstrado o procedimento correto a ser tomado em situações de risco, em prol da vida das vítimas e da fluidez do tráfego.

O estudante Cristian Souza, de 17 anos, contou ter muitas dúvidas sobre as atividades do DMTT, mas que ao longo da atividade ele conseguiu aprender mais sobre a atuação do órgão. “Eu fiquei maravilhado com as operações realizadas aqui. De início, pensamos que seriam mais questões sobre o trânsito, mas depois fomos nos aprofundando e conseguimos perceber que vai além disso. Vimos muito do que estudamos no sistema de logística e o que mais me impressionou foi a forma de lidar em situações de sinistros”, discorreu.

Para além da legislação de trânsito, o programa foi construído com o objetivo de agregar ao planejamento de curso dos alunos, ao expor a parte logística que atua por trás de cada operação administrada pelo Departamento. O contato dos alunos com o órgão gestor do tráfego auxilia na percepção das atividades que funcionam para além das fiscalizações rotineiras.

O professor Diego da Guia, que acompanhava os alunos, falou sobre a importância da atividade formativa. “Para muitos, hoje aqui, foi uma oportunidade de conhecer inclusive uma forma diferente de atuar. Muitos não conheciam, só faziam a referência do DMTT a questão de fiscalização, mas perceberam aqui que tem muita coisa de logística e amplitude de atuação do DMTT no nosso município”, concluiu.