Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Alunos Participam de Primeira Visita Técnica do Curso de Logística do Campus Benedito Bentes

publicado: 30/11/2017 21h30, última modificação: 01/12/2017 09h35

No dia 19 de outubro, cerca de 35 alunos do segundo período do curso técnico de Logística do Instituto Federal de Alagoas, campus Benedito Bentes, participaram da visita técnica a empresa Objetiva Distribuidora, localizada no Distrito Industrial de Maceió.

A visita foi uma atividade extracurricular conduzida pelo professor Diego da Guia, que ministra as disciplinas de Armazenagem e Movimentação de Materiais e Gestão de Estoques, e percebeu a necessidade de que os alunos pudessem ver na prática aquilo que era ensinado em sala de aula.

“Lá eles tiveram oportunidade de conversar com o gerente de logística da empresa que falou um pouco do dia a dia de quem trabalha na área, as dificuldades enfrentadas, as principais ações que eles realizam durante expediente de trabalho e também tiveram contato com a parte de movimentação do armazém, de docas, de pallets, de carga, o que é essencial no processo formativo dos alunos”, relatou o professor.

Inicialmente, os alunos foram recebidos no auditório da distribuidora pelo Gerente de Logística Aldecy Veríssimo dos Santos, que fez uma breve explanação das atividades e rotinas da empresa, e também dos indicadores de estoque e da função dele como gerente de logística.

“Nossa expectativa é de que essa visita nos mostre como devemos fazer uma operação com excelência, já que nós vimos que além dos objetivos logísticos a serem alcançados, é importante pensar na qualidade com foco na operação. Foi bom ter o primeiro contato, sentir o ambiente e como podemos nos inserir nele”, frisou, Jonas Daniel Lima, estudante do segundo período noturno.

Como a distribuidora visitada trabalha no ramo alimentício, os alunos tiveram acesso aos espaços físicos de “carga seca” e de “carga refrigerada”. Em ambos eles acompanharam todo o fluxo de funcionamento dentro de um armazém, como é feito o carregamento das cargas nos caminhões, a chegada e saída de materiais e sua organização que otimizava o espaço físico.

O estudante Alison de Oliveira afirmou que a atividade proporcionou grande aprendizagem para as disciplinas. “A visita técnica foi uma iniciativa muito boa, pois ela fez com que a gente pudesse conciliar a teoria com a prática e compreender tudo aquilo que foi abordado em sala de aula, a questão dos equipamentos, da paletização, a estrutura verticalizada, isso expandiu nosso entendimento dentro da nossa realidade como estudantes e futuros profissionais”, disse.

O acompanhamento do processo de armazenagem e distribuição de estoque também criou expectativa entre os alunos para atuar no mercado de trabalho, segundo a aluna Maria Valéria Pereira. “Foi enriquecedora [a visita] e agregou conhecimento, tirei muitas dúvidas, aprendi muito mais, já que eu pude ver na prática todas as informações”, relatou.

Ao final houve a distribuição de brindes e um momento de confraternização onde os alunos ficaram à vontade para tirar mais algumas dúvidas sobre a profissão e também da rotina da distribuidora.