Apresentação
Esta especialização surgiu da necessidade de formar cidadãos capazes de pensarem o fenômeno religioso como sedimentação basilar da formação humana, portanto, de caráter pedagógico. Ela tem como fundamentação o seguinte: a Ciência da Religião e o Ensino Religioso como explicitação discursiva e dialógica, utilizando-se de critérios racionais e científicos. Trata-se de formar cidadãos aptos a trabalharem a religião de forma crítica e científica, tendo como produto, o comprometimento a formação humanística; em seguida, o curso traz consigo a questão social, pois o laboratório das religiões é a sociedade, portanto, um campo da vida ordinária, o que mostra os princípios norteadores desta Especialização. Pois, contemplamos na produção científica e na construção dos saberes educacionais a relevância do fenômeno religioso, os seus reflexos em diversos setores da sociedade, como na ciência, na tecnologia, na economia, na política, no meio ambiente, nos direitos sociais e humanos, na defesa das políticas públicas em favor dos mais vulneráveis, sobretudo, no combate ao negacionismo, as intolerâncias e fundamentalismos religiosos, entre outras questões. Pesquisar, estudar e refletir acerca da religião e das religiosidades é buscar compreender as nossas relações em sociedade no que tange aos diversos níveis de interpretação e compreensão de nossas tarefas humanas ao longo da história e, de modo particular, nos tempos atuais.
O fato é que o regressar do fenômeno religioso em sociedades complexas impõe a cidadãos seculares e cidadãos religiosos deveres epistêmicos, sobretudo, pautado na racionalidade civilizacional que fundamentam nossas posições no mundo. Torna-se, portanto, necessário estudarmos o fenômeno religioso numa perspectiva pluralista frente às investidas dos fundamentalismos que campeiam as sociedades hodiernas. No âmbito da esfera pública em que o Estado Democrático de Direito precisamos salvaguardar os princípios de tolerância, igualdade e respeito às diferenças, sendo critério basilar a retomada de sociedades radicalmente democráticas e livres em suas formas e expressões, especialmente no reconhecimento e defesa de todas as dimensões e credos religiosos.
Conforme exposto, a real dimensão da religião na conjuntura atual, notadamente na educação, na ciência, na sociedade e na democracia, ressaltamos a relevância estratégica de uma instituição acadêmica estar antenada com a atualidade, tal qual nossa Especialização se configura ser, através de estudos, contribuições teóricas, pesquisas, consultorias e, especialmente, sua produção científica que contemple as discussões acerca do papel das religiões na construção significativa do espaço público, enquanto lócus de sedimentação da tolerância, da diversidade religiosa, de uma cultura de paz e de uma sociedade democrática com justiça social. O fenômeno religioso é visto na nossa proposta como incidência teórica e científica, portanto, numa perspectiva, técnica. Essa estruturação traz na sua demanda um caráter estritamente pedagógico, pois todo objeto de estudo só é possível de ser elucidado por meio de práticas educacionais. Nesse sentido, o curso de Especialização em Ciência da Religião e Ensino Religioso tem como fito o diálogo pedagógico com outras áreas do conhecimento, tais quais: ciências da religião, artes, filosofia, história, sociologia, geografia, psicologia, teologia, pedagogia e demais áreas do ensino que atuem na educação básica, garantindo o fortalecimento das ações do IFAL junto à comunidade local e o conjunto da sociedade, com vistas a promover a formação continuada de profissionais da educação básica, fundamentada num modelo educacional socialmente referenciado, que contemple os saberes plurais prévios, assentada em práticas pedagógicas ética e científica, que versem o uso de metodologias ativas, os recursos didáticos modernos e suporte tecnológico que fortaleça o processo de ensino e aprendizagem, visando assim a melhoria da práxis profissional numa perspectiva de uma formação integral humanística e para cidadania crítica.
Por fim, objetiva-se formar profissionais, especialmente os que lecionam Ensino Religioso, capazes de elevar o debate e a produção científica a partir da categoria temática: Religião e suas densas conexões com a sociedade brasileira e Educação, nos seus diversos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, bem como, educacionais. Sobretudo, destacando a importância da compreensão do fenômeno religioso nas sociedades, fomentando o significado da pluralidade religiosa, das liberdades de crenças e da importância do diálogo inter-religioso com vistas a uma cultura de paz, a tolerância à existência do outro que é diferente e um inegociável apreço à Democracia.
Coordenação
Coordenação: Sebastião Hugo Brandão Lima
Lattes: https://lattes.cnpq.br/2511182719855807
Telefone: (82) 98160-4392
E-mail da coordenação: esp.cienciasreligiao@ifal.edu.br
Informações básicas
Campus: Benedito Bentes
Área de Concentração: Ciências da Religião
Nível: Especialização
Modalidade: Educação a Distância (EAD)
Quantidade de vagas:30
Carga horária mínima de integralização: 360
Frequência mínima exigida: 75%
Funcionamento do curso: sábados
Horário: 8h às 17h
Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 12 meses
Público Alvo: é externo e/ou interno ao IFAL, são especialmente professores da rede pública de ensino que lecionam Ensino Religioso e demais professores graduados em áreas afins, tais como: ciências da religião, artes, filosofia, história, sociologia, geografia, psicologia, teologia, pedagogia e demais áreas do ensino que atuem na educação básica, bem como, pesquisadores graduados que se interessam em pesquisar o fenômeno religioso.
Projeto Pedagógico: PPC da Especialização
Corpo Docente e Disciplinas
QUADRO I – Corpo docente e disciplinas
O curso funcionará em dois módulos, com carga horária total de 360 horas.
Módulo I
Unidade curricular/Disciplina | Carga Horária | Docentes |
TOTAL | ||
Introdução a Ciência da Religião | 30 | Dr. Fábio Lau e Dr. Hugo Brandão |
Campo Religioso Brasileiro | 30 | Dr. Flávio Veiga e Me. Levy Brandão |
Metodologia da Produção de Artigo em Ciência da Religião | 30 | Dr. Fábio Lau e Dr. Hugo Brandão |
Religião e Laicidade: o Ensino Religioso e consciência plural | 20 | Doutorando Hugo Allan |
Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo na Contemporaneidade | 20 | Dr. Lucas Omena |
Narrativas Sagradas: Religiosidade Indígenas e Afro-brasileiras. | 30 | Doutoranda Yasmin Pereira |
Disciplina Eletiva | 10 | |
Disciplina Eletiva | 10 | |
Total Carga Horária Módulo I | 190 |
Módulo II
Unidade curricular/Disciplina | Carga Horária | Docentes |
| TOTAL | NP |
Ética, Religião e Ecologia | 20 | Me. Levy Brandão |
Epistemologia e Fenômenos Religiosos | 30 | Dr. Flávio Veiga |
Religiões e Direitos Humanos | 20 | Doutoranda. Elizabete Patriota |
O Ensino Religioso no Brasil | 30 | Dr. Fábio Lau e Dr. Lucas Omena |
Seminário Temático | 30 | Dr. Hugo Brandão |
Disciplina Eletiva | 10 | |
Disciplina Eletiva | 10 | |
Total Carga Horária Módulo II | 170 | |
Orientação de TCC – orientador | 30 | Orientador |
RESUMO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
ITEM | CÓDIGO | DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA TOTAL |
1 | Epistemologia e Fenômenos Religiosos | 30 | |
2 | Campo Religioso Brasileiro | 30 | |
3 | Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo na Contemporaneidade | 20 | |
4 | Ensino Religioso no Brasil | 30 | |
5 | Narrativas Sagradas: Religiosidade Indígenas e Afro-brasileira | 30 | |
6 | Religião e Laicidade: o Ensino Religioso e consciência plura | 20 | |
7 | Introdução à Ciência da Religião | 30 | |
8 | Metodologia e Pesquisa na Ciência da Religião e Ensino Religioso | 30 | |
9 | Religiões e Direitos Humanos | 20 | |
10 | Ética, Religião e Ecologia | 20 | |
11 | Orientação de TCC | 30 | |
TOTAL | 290 |
DISCIPLINAS ELETIVAS (estudante completará as demais 60h).
ITEM | CÓDIGO | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA TOTAL |
1 | Religião e Estética | 10 | |
2 | Religião, Ciência e Tecnologia | 10 | |
3 | Movimentos Religiosos Contemporâneos | 10 | |
4 | Psicologia da Religião | 10 | |
5 | Geopolítica das Religiões | 10 | |
6 | Socioantropologia da Religião | 10 | |
7 | Cultura e Religiosidade | 10 | |
8 | Ateísmos e Religiões | 10 | |
9 | Interculturalidade e Diversidade Religiosa em Alagoas | 10 | |
10 | Filosofia da Religião | 10 | |
11 | História das Religiões | 10 | |
12 | Religião, Espiritualidade e Saúde | 10 | |
13 | Religiões e Substâncias Alucinógenas | 10 | |
TOTAL | 130 |
CORPO DOCENTE
QUADRO I – Corpo Docente para Atuação no Curso
Docente | Área de Formação (maior titulação) | Ano de obtenção | Link para Currículo Lattes |
Sebastião Hugo Brandão Lima | Doutor em Ciências da Religião | 2020 | |
Flávio Cavalcante Veiga | Doutor em Ciências da Religião | 2023 | http://lattes.cnpq.br/5846292236981393 |
Fábio Henrique Sales Lau | Doutor em Ciências da Religião | 2023 | http://lattes.cnpq.br/8266311959195038 |
José Lucas de Omena Gusmão | Doutor em Educação | 2020 | http://lattes.cnpq.br/7481743502794359 |
Levy Castelo Brandão Barbosa | Mestre em Sociologia | 2014 | http://lattes.cnpq.br/3556345127291142 |
Wilson Ceciliano da Silva | Mestreem Química e Biotecnologia | 2011 | http://lattes.cnpq.br/7791639894933985 |
Hugo Allan Matos | Mestre em Educação | 2012 | http://lattes.cnpq.br/3791062630331998 |
Elizabete Bezerra Patriota | Mestre em Direitos Humanos | 2019 | http://lattes.cnpq.br/3259465965856041 |
Álvaro Queiroz da Silva | Especialista História das Religiões | 1997 | http://lattes.cnpq.br/0292951941655653 |
Yasmin Alcantara Galvão Pereira | Mestre em Filosofia | 2023 | http://lattes.cnpq.br/3689350647140556 |