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Apresentação

Esta especialização surgiu da necessidade de formar cidadãos capazes de pensarem o fenômeno religioso como sedimentação basilar da formação humana, portanto, de caráter pedagógico. Ela tem como fundamentação o seguinte: a Ciência da Religião e o Ensino Religioso como explicitação discursiva e dialógica, utilizando-se de critérios racionais e científicos. Trata-se de formar cidadãos aptos a trabalharem a religião de forma crítica e científica, tendo como produto, o comprometimento a formação humanística; em seguida, o curso traz consigo a questão social, pois o laboratório das religiões é a sociedade, portanto, um campo da vida ordinária, o que mostra os princípios norteadores desta Especialização. Pois, contemplamos na produção científica e na construção dos saberes educacionais a relevância do fenômeno religioso, os seus reflexos em diversos setores da sociedade, como na ciência, na tecnologia, na economia, na política, no meio ambiente, nos direitos sociais e humanos, na defesa das políticas públicas em favor dos mais vulneráveis, sobretudo, no combate ao negacionismo, as intolerâncias e fundamentalismos religiosos, entre outras questões. Pesquisar, estudar e refletir acerca da religião e das religiosidades é buscar compreender as nossas relações em sociedade no que tange aos diversos níveis de interpretação e compreensão de nossas tarefas humanas ao longo da história e, de modo particular, nos tempos atuais.

O fato é que o regressar do fenômeno religioso em sociedades complexas impõe a cidadãos seculares e cidadãos religiosos deveres epistêmicos, sobretudo, pautado na racionalidade civilizacional que fundamentam nossas posições no mundo. Torna-se, portanto, necessário estudarmos o fenômeno religioso numa perspectiva pluralista frente às investidas dos fundamentalismos que campeiam as sociedades hodiernas. No âmbito da esfera pública em que o Estado Democrático de Direito precisamos salvaguardar os princípios de tolerância, igualdade e respeito às diferenças, sendo critério basilar a retomada de sociedades radicalmente democráticas e livres em suas formas e expressões, especialmente no reconhecimento e defesa de todas as dimensões e credos religiosos.

Conforme exposto, a real dimensão da religião na conjuntura atual, notadamente na educação, na ciência, na sociedade e na democracia, ressaltamos a relevância estratégica de uma instituição acadêmica estar antenada com a atualidade, tal qual nossa Especialização se configura ser, através de estudos, contribuições teóricas, pesquisas, consultorias e, especialmente, sua produção científica que contemple as discussões acerca do papel das religiões na construção significativa do espaço público, enquanto lócus de sedimentação da tolerância, da diversidade religiosa, de uma cultura de paz e de uma sociedade democrática com justiça social. O fenômeno religioso é visto na nossa proposta como incidência teórica e científica, portanto, numa perspectiva, técnica. Essa estruturação traz na sua demanda um caráter estritamente pedagógico, pois todo objeto de estudo só é possível de ser elucidado por meio de práticas educacionais. Nesse sentido, o curso de Especialização em Ciência da Religião e Ensino Religioso tem como fito o diálogo pedagógico com outras áreas do conhecimento, tais quais: ciências da religião, artes, filosofia, história, sociologia, geografia, psicologia, teologia, pedagogia e demais áreas do ensino que atuem na educação básica, garantindo o fortalecimento das ações do IFAL junto à comunidade local e o conjunto da sociedade, com vistas a promover a formação continuada de profissionais da educação básica, fundamentada num modelo educacional socialmente referenciado, que contemple os saberes plurais prévios, assentada em práticas pedagógicas ética e científica, que versem o uso de metodologias ativas, os recursos didáticos modernos e suporte tecnológico que fortaleça o processo de ensino e aprendizagem, visando assim a melhoria da práxis profissional numa perspectiva de uma formação integral humanística e para cidadania crítica.

Por fim, objetiva-se formar profissionais, especialmente os que lecionam Ensino Religioso, capazes de elevar o debate e a produção científica a partir da categoria temática: Religião e suas densas conexões com a sociedade brasileira e Educação, nos seus diversos aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, bem como, educacionais. Sobretudo, destacando a importância da compreensão do fenômeno religioso nas sociedades, fomentando o significado da pluralidade religiosa, das liberdades de crenças e da importância do diálogo inter-religioso com vistas a uma cultura de paz, a tolerância à existência do outro que é diferente e um inegociável apreço à Democracia.

 

Coordenação

Coordenação Sebastião Hugo Brandão Lima

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2511182719855807

Telefone: (82) 98160-4392

E-mail da coordenaçãoesp.cienciasreligiao@ifal.edu.br


Informações básicas

Campus: Benedito Bentes

Área de Concentração: Ciências da Religião

Nível: Especialização

Modalidade: Educação a Distância (EAD)

Quantidade de vagas:30

Carga horária mínima de integralização: 360

Frequência mínima exigida: 75%

Funcionamento do curso: sábados

Horário: 8h às 17h

Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 12 meses

Público Alvo: é externo e/ou interno ao IFAL, são especialmente professores da rede pública de ensino que lecionam Ensino Religioso e demais professores graduados em áreas afins, tais como: ciências da religião, artes, filosofia, história, sociologia, geografia, psicologia, teologia, pedagogia e demais áreas do ensino que atuem na educação básica, bem como, pesquisadores graduados que se interessam em pesquisar o fenômeno religioso.

Projeto Pedagógico:  PPC da Especialização

Corpo Docente e Disciplinas

QUADRO I – Corpo docente e disciplinas 

O curso funcionará em dois módulos, com carga horária total de 360 horas.

Módulo I


Unidade curricular/Disciplina

Carga Horária

Docentes


        TOTAL


Introdução a Ciência da Religião

30

Dr. Fábio Lau

Campo Religioso Brasileiro

30

Dr. Flávio Veiga 

Metodologia da Produção de Artigo em Ciência da Religião

30

Dr. Hugo Brandão 

Religiões e Direitos Humanos

20

Doutoranda  Elizabete Patriota

Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo na Contemporaneidade

30

Lucas Omena

 Narrativas Sagradas: Religiosidade Indígenas e Afro-brasileiras.

30

Doutoranda Yasmin Pereira

Disciplina Eletiva

10


Disciplina Eletiva

10

Total Carga  Horária Módulo I

190


Módulo II


Unidade curricular/Disciplina

Carga Horária

Docentes

 

TOTAL

NP

Ética, Religião e Ecologia

20

  Levy Brandão

Epistemologia e Fenômenos Religiosos

20

Flávio Veiga 

Religião e Laicidade: o Ensino Religioso e Consciência Plural

20

Doutorando Hugo Allan

O Ensino Religioso no Brasil

30

Fábio Lau

Seminário Temático

30

Hugo Brandão

Disciplina Eletiva

10

Disciplina Eletiva

10

Disciplina Eletiva

10

Total Carga Horária Módulo II

140

Orientação de TCC – orientador

30

Orientador

RESUMO DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ITEM

CÓDIGO

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA TOTAL

1

Epistemologia e Fenômenos Religiosos

30
2

Campo Religioso Brasileiro

30
3

Diálogo Inter-Religioso e Ecumenismo na Contemporaneidade

20

4

Ensino Religioso no Brasil 

30
5

 Narrativas Sagradas: Religiosidade Indígenas e Afro-brasileira

30
6

Religião e Laicidade: o Ensino Religioso e consciência plura

20
7

Introdução a Ciência da Religião

30
8

Metodologia e Pesquisa na Ciência da Religião e Ensino Religioso

30
9

Religiões e Direitos Humanos 

20
10

Ética, Religião e Ecologia 

20
11

Orientação de TCC 

30
TOTAL290

DISCIPLINAS ELETIVAS (estudante completará as demais 60h). 

ITEMCÓDIGODISCIPLINACARGA HORÁRIA TOTAL
1

Religião e Estética 

10
2

Religião, Ciência e Tecnologia

10
3

Movimentos Religiosos Contemporâneos 

10
4

Psicologia da Religião 

10
5

Geopolítica das Religiões

10
6

Socioantropologia da Religião 

10
7

Cultura e Religiosidade

10
8

Ateísmos e Religiões

10
9

Interculturalidade e Diversidade Religiosa em Alagoas

10
10

Filosofia da Religião 

10
11

História das Religiões

10
12

Religião, Espiritualidade e Saúde 

10
13

Religiões e Substâncias Alucinógenas

10
TOTAL130

CORPO DOCENTE

QUADRO I – Corpo Docente para Atuação no Curso

Docente

Área de Formação (maior titulação)

Ano de obtenção

Link para Currículo Lattes

Sebastião Hugo Brandão Lima

Doutor em Ciências da Religião

2020

https://lattes.cnpq.br/2511182719855807

Flávio Cavalcante Veiga

Doutor  em Ciências da Religião

         2023

http://lattes.cnpq.br/5846292236981393

Fábio Henrique Sales Lau

Doutor em Ciências da Religião

2023

http://lattes.cnpq.br/8266311959195038

José Lucas de Omena Gusmão

Doutor em Educação

2020

http://lattes.cnpq.br/7481743502794359

Levy Castelo Brandão Barbosa

Mestre em Sociologia

2014

http://lattes.cnpq.br/3556345127291142

Wilson Ceciliano da Silva

Mestreem Química e Biotecnologia

2011

http://lattes.cnpq.br/7791639894933985

Hugo Allan Matos

Mestre em Educação

2012

http://lattes.cnpq.br/3791062630331998

Elizabete Bezerra Patriota

Mestre em Direitos Humanos

2019

http://lattes.cnpq.br/3259465965856041

Álvaro Queiroz da Silva

Especialista História das Religiões

1997

http://lattes.cnpq.br/0292951941655653

Yasmin Alcantara Galvão Pereira

Mestre em Filosofia

2023

http://lattes.cnpq.br/3689350647140556



Atos regulatórios

 Resolução nº 131-2023-Aprova a inclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso, ofertado pelo Campus Avançado Benedito Bentes, no PDI 2019-2023

  .

    PROCESSO Nº 23041.037369/2020-49 - CEPE - Reformulação do projeto pedagógico do Curso de Especialização em Desenvolvimento Organizacional, ofertado pelo Campus Avançado do Benedito Bentes