Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Ensino > Cursos > Técnicos Integrados > Biotecnologia
conteúdo

Técnico em Biotecnologia - Campus Batalha

O Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia é uma excelente escolha para quem deseja explorar a interseção entre ciência e tecnologia, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos para atuar em laboratórios, indústrias e instituições de pesquisa. Durante a formação, você aprenderá a manipular microrganismos, realizar análises biológicas e químicas, trabalhar com cultivos celulares e tecidos, desenvolver técnicas de extração e quantificação de biomoléculas e muito mais. 

Se você gosta de ciência, tem curiosidade sobre como os seres vivos podem ser utilizados para criar soluções inovadoras e deseja uma carreira com impacto real na sociedade, o curso técnico em Biotecnologia é o caminho ideal! Além disso, essa formação oferece diversas oportunidades, seja para ingressar rapidamente no mercado de trabalho ou continuar os estudos em cursos superiores da área. 

De acordo com a Convenção de Diversidade Biológica da ONU, Biotecnologia significa “qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”. Isso faz com que a biotecnologia esteja presente no nosso dia a dia de maneiras que talvez você nem imagine! Desde os avanços na saúde, como vacinas e medicamentos, até a produção de alimentos, combustíveis renováveis e soluções sustentáveis para o meio ambiente. Essa é uma área cheia de possibilidades.

Ao concluir o curso, você estará preparado para atuar em diversos setores, incluindo empresas, indústrias, agroindústrias e instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento em biociências e produtos biotecnológicos. Também há oportunidades em laboratórios de controle de qualidade, bioprocessos, biologia molecular, toxicologia, biodiagnósticos e análises clínicas, além de bancos de materiais biológicos e de genes. O campo de atuação se estende ainda a empresas de consultoria, assistência técnica e comercialização de insumos e equipamentos da área, bem como indústrias alimentícias, de cosméticos, bebidas e farmacêuticas. Além disso, esses profissionais podem trabalhar em laboratórios agropecuários e ambientais, estações de monitoramento e tratamento biológico da água, escritórios de patentes biotecnológicas ou até mesmo empreender no setor.

Habilitação profissional
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, o profissional de nível técnico em Biotecnologia estará habilitado para desempenhar diversas atividades especializadas na área biotecnológica, como:
• Executar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências.
• Controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais da sua área.
• Preparar materiais, meios de cultura, soluções e reagentes.
• Analisar substâncias e materiais biológicos.
• Cultivar in vivo e in vitro microrganismos, células e tecidos animais e vegetais.
• Auxiliar em pesquisas de melhoramento genético.
• Realizar o preparo de amostras dos tecidos animais e vegetais.
• Extrair, replicar e quantificar biomoléculas.
• Produzir imunobiológicos, vacinas, diluentes e kits de diagnóstico.
• Operar a criação e manejo de animais de experimentação.
• Controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos.

Eixo Tecnológico - Produção Industrial

Modalidade - Técnico Integrado ao Ensino Médio, Presencial

Turno - Diurno (matutino e vespertino)

Forma de ingresso - processo seletivo anual, via edital próprio

Requisitos para ingresso - ensino fundamental completo e aprovação no processo seletivo

Carga horária - 3.433 horas

Duração - 03 anos

Oferta - 36 vagas anuais

Classificação Brasileira de Ocupações: 

325305-Técnico em biotecnologia;

325310-Técnico em imunobiológicos.


Fale com a coordenação

Nome do coordenador: Elias Silva Gallina

E-mail institucional da coordenação:

Telefone da coordenação: 2126-6221

Currículo lattes do(a) coordenador(a): http://lattes.cnpq.br/2111598638670799

Forma de acesso ao curso

O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, a candidatos que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente.

Pré-requisito para ingressar no curso

Ter o ensino fundamental completo.