Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca aprova 3 projetos na 1ª etapa do Desafio Liga Jovem e sedia oficina preparatória para a 2ª fase

Equipes foram orientadas pela docente Renata Pereira

por Roberta Rocha publicado: 23/08/2024 14h49, última modificação: 23/08/2024 18h28

Três projetos do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas - Ifal se destacaram entre as mais de 600 propostas inscritas na 2ª edição do Desafio Liga Jovem, a famosa competição de empreendedorismo tecnológico organizada pelo Sebrae para jovens estudantes de todo o país. Saúde na Mão, eLife e Hemolog são os nomes das iniciativas inovadoras do campus que foram aprovadas na primeira etapa da disputa e todas elas contaram com a orientação da docente Renata Pereira.

Em Alagoas, um total de 24 projetos obteve a aprovação para a próxima fase do Desafio, sendo 11 deles oriundos dos campi do Ifal: Santana do Ipanema (5), Penedo (3) e Arapiraca (3). Confira a lista completa aqui.

O Desafio prevê outras três fases. Na etapa estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos ao vivo para uma banca de jurados on-line. Como os projetos estão divididos nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior, será definido um grupo vencedor por categoria, ou seja, quatro equipes serão escolhidas para representar Alagoas na fase regional.

No momento seguinte da disputa, será selecionada a melhor equipe de cada categoria, por região. Quem alcançar essa posição ganhará a viagem com tudo pago para participar da etapa nacional, a ser realizada presencialmente, no mês de dezembro, em uma das capitais tecnológicas do Brasil. Saiba mais no site do evento.

Oficina de Oratória e PitchPreparatório - Ansiosos/as para fazerem uma boa apresentação na etapa estadual, estudantes das equipes aprovadas na 1ª fase do Desafio Liga Jovem participaram, na última quarta-feira (21), de uma Oficina de Oratória e Pitch ministrada pela jornalista Milene Lopes, no Campus Arapiraca.

Durante a capacitação, a profissional abordou técnicas para superar o medo de falar em público e estratégias de preparação do pitch. Ao final, os/as participantes do campus e externos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, apresentando um pitch da sua respectiva proposta e recebendo a mentoria da instrutora.

Oficina de Oratória e Pitch

Conheça as propostas do Campus Arapiraca

O projeto "Saúde na Mão" consiste em um aplicativo que facilita o acesso aos serviços de saúde. Com ele, será possível agendar consultas, solicitar medicamentos, verificar vacinas disponíveis e localizar unidades próximas, integrando serviços públicos e privados. Os/as estudantes envolvidos/as na criação são Maria do Carmo Silva, Leticia Emillainy Silva, Marina Mitsue e Izabella Alves.

Já a plataforma "eLife" oferecerá prontuários eletrônicos acessíveis em nuvem, visando acesso em tempo real ao histórico de saúde do paciente. O objetivo é otimizar tempo e espaço dentro de hospitais públicos e privados. E os/as estudantes envolvidos/as na criação são Joana Fabiana Almeida, Emerson Ramon Sena, Josias Souza, Eduardo Mauricio e Yasmim Nunes.

Concorrendo na categoria Educação Superior, a iniciativa "Hemolog" conta com a atuação das graduandas Anne Karolyne Caetano (Sistemas de Informação - Campus Arapiraca) e Maria Vitória Santos Silva (Engenharia Elétrica - Campus Palmeira dos Índios). O invento pretende melhorar a comunicação entre hemocentro-hemocentro (facilitando o controle de bolsas de sangue) e hemocentro-comunidade. A partir da gameficação, trará mais participação na doação de sangue.