Notícias
Tecflix: conheça a plataforma criada no Campus Arapiraca que oferta preparatório para o Processo Seletivo do Ifal
Simulados, videoaulas e muito mais disponíveis gratuitamente para candidatos/as
Os candidatos/as do Processo Seletivo 2024 para cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Alagoas - Ifal podem comemorar: está no ar uma plataforma digital gratuita que promete ajudar os/as inscritos/as a se prepararem para a prova de ingresso na instituição, prevista para ocorrer no dia 3 de dezembro.
Desenvolvido por meio de um projeto de pesquisa do Campus Arapiraca, o invento nomeado Tecflix agrupa 68 videoaulas sobre tópicos do conteúdo programático de Português e Matemática disposto no edital do certame, além de simulados, quizzes e a possibilidade dos/as participantes integrarem o ranking de acertos com outros/as usuários.
"O aluno vai poder estudar e depois colocar em prática o que está aprendendo, medir seu conhecimento. A plataforma utiliza um conceito de gameficação, ou seja, introduz elementos de game que instiga ainda mais o aluno. Então à medida que o aluno vai avançando, ele vai obtendo conquistas, vai subindo no ranking e isso se transforma em um desafio para outros estudantes que estejam usando a plataforma, como uma "competição'", detalhou o docente de Informática e coordenador da iniciativa, Douglas Menezes.
Para utilizar o ambiente virtual de aprendizagem, basta acessar o link abre.ai/tecflix pelo navegador do celular ou do computador ou utilizar o QR Code disponível nas artes de divulgação do projeto.
Ao ingressar na página inicial da Tecflix, o/a estudante deve se cadastrar. O procedimento é importante porque possibilita o acompanhamento de estatísticas de desempenho, tempo de uso da plataforma e a participação no ranqueamento. Após o cadastro, é necessário selecionar "Preparatório para o Exame de Seleção Ifal 2024", clicando no botão Iniciar.
Trajetória - A ideia de disponibilizar para o público uma ferramenta tecnológica com todos os recursos possíveis para preparar estudantes para o exame de seleção do Ifal surgiu em 2022, como proposta de iniciação científica. Nesse período, o professor Douglas Menezes atuou com os bolsistas Kelvin Holanda Leão, Júlia Vitória Marques e Carlos Eduardo Rocha.
Já em 2023, a iniciativa foi renovada como projeto de extensão e conta atualmente com a participação de Évelly Karine dos Santos e João Pedro Vasconcelos como bolsistas.
Segundo o coordenador da plataforma, a expectativa é de que a Tecflix se expanda, abrangendo aulas de reforço para disciplinas específicas dentro do próprio Ifal. "No momento, o foco segue sendo o Processo Seletivo Ifal 2024, com a intenção de alcançar especialmente estudantes de ensino fundamental da rede pública municipal que não teriam condições de pagar um cursinho preparatório para esse tipo de exame", finalizou.