Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Soluções desenvolvidas por estudantes do Ifal Arapiraca são aceleradas em Programa Startup NE
conteúdo

Notícias

Soluções desenvolvidas por estudantes do Ifal Arapiraca são aceleradas em Programa Startup NE

Empresas de alunos de Sistemas de Informação recebem mentoria e financiamento das ideias
por Jhonathan Pino publicado: 24/04/2025 11h08, última modificação: 24/04/2025 12h38

Duas equipes do Campus Arapiraca foram classificadas para terceira etapa do Startup NE em Alagoas 2024/2025 e agora participam do programa de aceleração por meio de capacitações, mentorias de especialistas e uma Bolsa Sócio Empreendedor - no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelos próximos seis meses.

North NE e Ad Tech são as equipes compostas por estudantes do curso superior de Sistemas de Informação, e do médio técnico em Eletroeletrônica, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que vêm obtendo sucesso na Chamada do Startup NE, desenvolvida pelo Sebrae Nacional, em conjunto com o Sebrae/AL e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal, com o intuito de fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste.

 Assistente médica inteligente para público idoso

A primeira delas, North NE, é formada pelos alunos José Matheus Silva, Lucas Gabryel Nascimento e Marcos Vinicius França, graduandos de Sistemas de Informação, além Vinicios Rafael Soares e Felipe de Almeida Silva, ambos egressos do curso técnico em Eletroeletrônica, do Campus Arapiraca. Eles criaram a LivIA Assistent, uma assistente médica inteligente desenvolvida especialmente para o público idoso.

“A LivIA é muito mais do que uma simples ferramenta digital — ela é uma companheira de saúde pensada para quem mais precisa de acolhimento e praticidade. Com ela, os idosos podem tirar dúvidas sobre termos médicos, receber lembretes de medicamentos, exames e consultas, monitorar aspectos da saúde, bater um papo e muito mais — tudo isso apenas com comandos de voz”, explica Lucas Gabryel.

Ele lembra que a ideia surgiu a partir de um problema cada vez mais comum, a exclusão da população idosa ao avanço das tecnologias. “Grande parte da população idosa permanece excluída digitalmente. Muitos ainda enfrentam dificuldades até mesmo com as funções mais básicas de um smartphone, o que os impede de acessar informações e serviços essenciais relacionados à sua saúde”, defendeu.

A solução buscaria romper com barreira tecnológica entre o público assistido, a partir de uma interação simples, acessível e acolhedora. “Ao utilizar a comunicação por voz como principal interface, a LivIA aproxima os idosos da tecnologia de forma natural, respeitosa e intuitiva, promovendo um acompanhamento mais humano e constante da saúde”, detalha.

“Atualmente, a LivIA Assistent está em fase de desenvolvimento, e estamos nos preparando para iniciar os testes da versão beta. Para isso, estamos em busca de pessoas interessadas em experimentar a solução em primeira mão e nos ajudar com feedbacks valiosos. Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade — o importante é ter interesse em contribuir para tornar a tecnologia mais acessível e humana”, acrescenta Marcos. A participação voluntária é possível por meio do perfil no Instagram @north.ne.

Planejamento, criação e análise de conteúdo nas redes sociais

Já a IADTech é uma plataforma Software como Serviço (SaaS), pensada para automatizar processos de planejamento, criação e análise de conteúdo nas redes sociais. Ela foi desenvolvida, por meio Ad Tech, uma agência de marketing digital, que busca constantemente soluções inovadoras para o mercado.Vitória Marques, integrante da equipe Ad Tech, é aluna do Curso de Sistemas de Informação.jpeg

“A proposta da ferramenta é atender tanto o público B2C (profissionais autônomos e pequenos empreendedores) quanto B2B (agências e empresas de médio porte), oferecendo mais agilidade, criatividade e estratégia por meio de soluções com inteligência artificial”, descreve Vitória Marques, integrante da equipe.

Vitória atua como analista de Marketing da Ad Tech e disse que a ideia surgiu de forma colaborativa entre os integrantes da empresa, a partir de vivências reais com clientes e das dores percebidas no dia a dia das agências e dos profissionais de conteúdo.

“Entre os recursos planejados, estão: geração automática de legendas otimizadas; sugestões temáticas com base em dados de mercado; planejamento mensal automatizado e personalizado para o nicho do cliente; layouts e relatórios inteligentes (em fases futuras); integração com monitoramento de tráfego pago e banco de freelancers”, detalhou.Vitória Marques divide as funções com Andrea Oliveira e Lívia Viana na Ad Tech.jpeg

Além de Vitória, que é aluna do curso de Sistemas de Informação, do Campus Arapiraca, a solução foi criada a partir de uma equipe de desenvolvedoras, designers e estrategistas. Elas também tiveram a solução beneficiada com o valor de R$ 39 mil, ao longo dos próximos seis meses.

“Com o investimento recebido, demos início ao desenvolvimento do primeiro módulo da plataforma: o planejamento mensal de conteúdo automatizado. Em breve, a IADTech estará disponível para testes com usuários reais, e nossa equipe já trabalha na expansão de funcionalidades futuras”, salienta.

Para Vitória, a experiência permitiu colocar em prática habilidades que vem desenvolvendo ao longo do curso. “Pude perceber, na prática, o quanto a formação que recebo na instituição, me prepara para atuar de forma estratégica em projetos reais. Levar o nome do Ifal para um programa como o Startup Nordeste, ao lado de uma equipe tão engajada, foi um dos maiores orgulhos que já vivi”, pontua Vitória.