Notícias
Soluções desenvolvidas por estudantes do Ifal Arapiraca são aceleradas em Programa Startup NE
Duas equipes do Campus Arapiraca foram classificadas para terceira etapa do Startup NE em Alagoas 2024/2025 e agora participam do programa de aceleração por meio de capacitações, mentorias de especialistas e uma Bolsa Sócio Empreendedor - no valor mensal de R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais) pelos próximos seis meses.
North NE e Ad Tech são as equipes compostas por estudantes do curso superior de Sistemas de Informação, e do médio técnico em Eletroeletrônica, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que vêm obtendo sucesso na Chamada do Startup NE, desenvolvida pelo Sebrae Nacional, em conjunto com o Sebrae/AL e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal, com o intuito de fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste.
Assistente médica inteligente para público idoso
A primeira delas, North NE, é formada pelos alunos José Matheus Silva, Lucas Gabryel Nascimento e Marcos Vinicius França, graduandos de Sistemas de Informação, além Vinicios Rafael Soares e Felipe de Almeida Silva, ambos egressos do curso técnico em Eletroeletrônica, do Campus Arapiraca. Eles criaram a LivIA Assistent, uma assistente médica inteligente desenvolvida especialmente para o público idoso.
“A LivIA é muito mais do que uma simples ferramenta digital — ela é uma companheira de saúde pensada para quem mais precisa de acolhimento e praticidade. Com ela, os idosos podem tirar dúvidas sobre termos médicos, receber lembretes de medicamentos, exames e consultas, monitorar aspectos da saúde, bater um papo e muito mais — tudo isso apenas com comandos de voz”, explica Lucas Gabryel.
Ele lembra que a ideia surgiu a partir de um problema cada vez mais comum, a exclusão da população idosa ao avanço das tecnologias. “Grande parte da população idosa permanece excluída digitalmente. Muitos ainda enfrentam dificuldades até mesmo com as funções mais básicas de um smartphone, o que os impede de acessar informações e serviços essenciais relacionados à sua saúde”, defendeu.
A solução buscaria romper com barreira tecnológica entre o público assistido, a partir de uma interação simples, acessível e acolhedora. “Ao utilizar a comunicação por voz como principal interface, a LivIA aproxima os idosos da tecnologia de forma natural, respeitosa e intuitiva, promovendo um acompanhamento mais humano e constante da saúde”, detalha.
“Atualmente, a LivIA Assistent está em fase de desenvolvimento, e estamos nos preparando para iniciar os testes da versão beta. Para isso, estamos em busca de pessoas interessadas em experimentar a solução em primeira mão e nos ajudar com feedbacks valiosos. Qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade — o importante é ter interesse em contribuir para tornar a tecnologia mais acessível e humana”, acrescenta Marcos. A participação voluntária é possível por meio do perfil no Instagram @north.ne.
Planejamento, criação e análise de conteúdo nas redes sociais
Já a IADTech é uma plataforma Software como Serviço (SaaS), pensada para automatizar processos de planejamento, criação e análise de conteúdo nas redes sociais. Ela foi desenvolvida, por meio Ad Tech, uma agência de marketing digital, que busca constantemente soluções inovadoras para o mercado.
“A proposta da ferramenta é atender tanto o público B2C (profissionais autônomos e pequenos empreendedores) quanto B2B (agências e empresas de médio porte), oferecendo mais agilidade, criatividade e estratégia por meio de soluções com inteligência artificial”, descreve Vitória Marques, integrante da equipe.
Vitória atua como analista de Marketing da Ad Tech e disse que a ideia surgiu de forma colaborativa entre os integrantes da empresa, a partir de vivências reais com clientes e das dores percebidas no dia a dia das agências e dos profissionais de conteúdo.
“Entre os recursos planejados, estão: geração automática de legendas otimizadas; sugestões temáticas com base em dados de mercado; planejamento mensal automatizado e personalizado para o nicho do cliente; layouts e relatórios inteligentes (em fases futuras); integração com monitoramento de tráfego pago e banco de freelancers”, detalhou.
Além de Vitória, que é aluna do curso de Sistemas de Informação, do Campus Arapiraca, a solução foi criada a partir de uma equipe de desenvolvedoras, designers e estrategistas. Elas também tiveram a solução beneficiada com o valor de R$ 39 mil, ao longo dos próximos seis meses.
“Com o investimento recebido, demos início ao desenvolvimento do primeiro módulo da plataforma: o planejamento mensal de conteúdo automatizado. Em breve, a IADTech estará disponível para testes com usuários reais, e nossa equipe já trabalha na expansão de funcionalidades futuras”, salienta.
Para Vitória, a experiência permitiu colocar em prática habilidades que vem desenvolvendo ao longo do curso. “Pude perceber, na prática, o quanto a formação que recebo na instituição, me prepara para atuar de forma estratégica em projetos reais. Levar o nome do Ifal para um programa como o Startup Nordeste, ao lado de uma equipe tão engajada, foi um dos maiores orgulhos que já vivi”, pontua Vitória.