Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Seminário de Profissões alerta os novos alunos para as oportunidades no mercado de trabalho

Ex-alunos contaram a experiência que tiveram no Ifal Arapiraca e como se tornaram servidores da instituição

por Elaine Rodrigues publicado: 26/03/2018 16h30, última modificação: 26/03/2018 16h45

Receber o certificado de um curso técnico integrado com o Ensino Médio traz muitas opções para quem quer ingressar no mercado de trabalho. E com a finalidade de divulgar as possibilidades aos alunos, é que o Ifal Arapiraca realizou no último sábado, 24, o VII Seminário de Profissões.

O evento foi voltado para os alunos dos primeiros anos, mas aberto também a toda comunidade acadêmica. Logo no início, em nome da comissão organizadora do evento, o professor José Arnóbio de Araújo Júnior, coordenador do curso de Eletroeletrônica, e o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, deram as boas-vindas aos novos alunos.

Seminário5.jpg

A primeira palestra foi com Tiago Silva, também conhecido como Mochileiro pela Educação. Ele contou a história da vida dele, como começou em Junqueiro e a vontade que tinha de levar conhecimento para outras pessoas. “Tudo começa com conhecimento. Eu queria devolver para a Educação o que ela fez para a minha vida”, ressaltou o palestrante, que hoje é graduado em Gestão de Recursos Humanos, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Administração e atualmente é estudante de Psicopedagogia.

Com uma palestra bastante motivadora, Tiago Silva deixou alguns questionamentos e muita inspiração para os alunos. “A pergunta que nós precisamos fazer é qual é a impressão que a gente está deixando no mundo?”, questionou. Como Mochileiro pela Educação, Tiago Silva já percorreu mais de 50 cidades brasileiras, distribuindo milhares de livros. Alguns foram sorteados para os alunos que estiveram no Seminário de Profissões. Quem quiser colaborar com o projeto pode fazer doações em Arapiraca, na rua Benedito Terto, número 16, no bairro Brasília.

Seminário12.jpg

O evento prosseguiu com os três primeiros servidores do Ifal Arapiraca que estudaram nesse mesmo campus. Irineu Ferreira Júnior, Wagner Bispo e Carlos Victor Pereira aproveitaram o curso técnico para ingressar no Serviço Público Federal. As experiências vivenciadas no Ifal Arapiraca, o incentivo aos estudos, ao esporte e também à participação em atividades extraclasse, como as olimpíadas, foram repassadas aos novos estudantes. “Saímos como alunos e entramos como servidores. Por isso, não deixem passar as oportunidades e quanto mais esforço, mais resultados virão”, lembrou Irineu Júnior.

Seminário14.jpg

Por fim, o professor do Ifal Fernando Tenório, graduado em Sistemas da Informação e mestre em Administração, contou aos alunos sobre a importância da IoT – a Internet das Coisas. Com o avanço da tecnologia, é possível conectar o mundo físico com a internet, o que gera possibilidades para os estudantes de Informática e Eletroeletrônica. “O mercado de trabalho está abrindo muitas vagas de emprego, mas é preciso estudar, se qualificar para investir na área”, incentivou o professor.