Notícias
Resultados de extensão tecnológica realizada em Arapiraca são apresentados na capital federal
Dados referem-se a projeto que ensina Robótica Educacional e Internet das Coisas a estudantes da rede pública da região
Mais de 700 estudantes de 8° e 9° anos da rede pública de ensino, oriundos/as de dez municípios alagoanos, foram certificados/as nos últimos dois anos pelo projeto de extensão tecnológica “Robótica Educacional e Internet das Coisas como Ferramentas de Transformação Social”, ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca. Esses e outros números surpreendentes foram apresentados pela docente Renata Pereira, coordenadora da iniciativa, durante a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que ocorre em Brasília/DF, dentro da programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O evento iniciou na última segunda-feira (16) e encerra no domingo (22). Em duas oportunidades, a representante do Campus Arapiraca pôde expor para o público a experiência com a extensão tecnológica e os resultados alcançados. A última delas ocorreu nessa quinta-feira (19), em um grupo de discussão específico sobre a temática. A anterior foi uma mesa-redonda no dia 18/10, intitulada "A cultura maker, a inovação e o empreendedorismo desde a educação básica", com a participação de outros especialistas.
"Poder divulgar nosso projeto para todo o país, neste grande evento nacional, é uma oportunidade de mostrar todas as potencialidades do Ifal e o impacto que ações de extensão tecnológica trazem para Arapiraca e regiões circunvizinhas! Ao capacitarmos turmas de 8° e 9° anos de escolas municipais e estaduais em Robótica Educacional e Internet das Coisas estamos contribuindo para a formação acadêmica e pessoal destes jovens e trazendo novas perspectivas de vida, tendo em vista que, esse contato com a instituição, estimula o ingresso nos cursos integrados [ofertados no campus]", afirmou a docente.
Os dados levados ao palco do Centro e Convenções Ulysses Guimarães, sede do evento, mostraram que 381 certificações de participantes aconteceram em 2022, em 12 turmas distintas de estudantes. Já de março a outubro de 2023, outras 344 certificações aconteceram, em dez turmas; com previsão de capacitar mais duas turmas de estudantes até dezembro deste ano, quando a segunda temporada do projeto chega ao fim.
Além da professora Renata Pereira, 15 monitores/as de nível superior, dez monitores/as de nível médio e um/a professor/a colaborador/a de escola parceira por mês atuam nas ações desenvolvidas. O objetivo das capacitações com os discentes, segundo a responsável, é introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker e envolvendo situações reais.
A iniciativa é financiada por editais de iniciação tecnológica promovidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - Setec/MEC e conduzida pela coordenação-geral do Instituto Federal do Espírito Santos, tendo sido aprovada por duas vezes consecutivas.
Sobre o evento
A 3º Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma realização da Setec/MEC e, nesta edição, acontece de forma integrada à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Com o objetivo de integrar as ações de educação, ciência e tecnologia do governo federal, o evento tem como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.
Gestores/as institucionais, estudantes e docentes de outros campi do Ifal participam do encontro. As informações a respeito estão sendo atualizadas no perfil do Instagram @ifal.oficial.