Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Protagonismo feminino é exaltado em aula inaugural do Mulheres Mil em Girau do Ponciano

Evento reuniu as novas estudantes do curso de artesã de bordado a mão

por Roberta Rocha publicado: 03/10/2024 19h08, última modificação: 03/10/2024 19h08
Exibir carrossel de imagens
  • Aula inaugural Mulheres Mil
  • "> Aula inaugural Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil realizou, na última segunda-feira (30), a aula inaugural do curso de artesã de bordado a mão no município de Girau do Ponciano. O início das atividades da nova turma do programa, que é executado pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, ocorreu no Ginásio de Esportes Djalma Santos Nunes e foi marcado por uma palestra sobre empoderamento feminino.

Representantes do Ifal e da Prefeitura da cidade compuseram a mesa de honra do evento. A egressa do Mulheres Mil  Claudiana Ferreira abriu a sessão de pronunciamentos contando sua experiência no curso de promotora de vendas, ofertado anteriormente na localidade. "Vocês estão em boas mãos!", afirmou às estudantes novatas.

A supervisora local do programa, Luciete Barbosa, pediu para as alunas persistirem na formação, apesar dos possíveis obstáculos ao longo da jornada. "Não desistam, que nós não vamos desistir de vocês". A coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil em Alagoas, Tâmara Lúcia dos Santos, também abordou a importância do comprometimento das participantes com o curso. "Vocês têm que acreditar, porque a gente está acreditando. A gente quer um Girau diferente, com mulheres empoderadas".

Claudiana Ferreira Aula inaugural Mulheres Mil Luciete Barbosa

Augusto de OliveiraÚltimo a se pronunciar, o diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto de Oliveira, comentou que o conhecimento é uma conquista pessoal intransferível e, como pai de duas meninas, deseja um mundo com "a mesma oportunidade de capacitação e de espaço no mercado de trabalho" para homens e mulheres.

A secretária de Educação e Cultura de Girau do Ponciano, Quitéria César, representou a Prefeitura Municipal, junto com a coordenadora do CRAS do município, Edla Damares, e em seu discurso, falou da necessidade de as mulheres serem protagonistas de sua história.

Maria GeaneA aula inaugural encerrou com a palestra da pedagoga Maria Geane Braga, intitulada "Empoderamento feminino: a importância de acreditar em si mesma e buscar seus sonhos". Na ocasião, a profissional realizou dinâmicas, apresentou conceitos sobre o tema e relatou a trajetória de mulheres que superaram obstáculos para ocupar posições de destaque no mundo do trabalho, incluindo a sua própria história de crescimento através da educação.

Aula inaugural Mulheres Mil