Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Prorrogadas inscrições para especialização em Docência na Educação Profissional
conteúdo

Notícias

Prorrogadas inscrições para especialização em Docência na Educação Profissional

Ifal Arapiraca oferta 30 vagas na modalidade a distância
por Elaine Rodrigues publicado: 17/08/2020 10h42, última modificação: 24/08/2020 10h05
Ifal Arapiraca oferta 30 vagas para a especialização

Ifal Arapiraca oferta 30 vagas para a especialização

O prazo foi prorrogado e as inscrições para a especialização em Docência na Educação Profissional seguem até o dia 23 de agosto. O Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, oferta 30 vagas para o ingresso de estudantes na modalidade a distância. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas online

Os candidatos devem ter curso superior (tecnólogo e/ou bacharelado) em qualquer área do conhecimento e, de acordo com o edital, não podem possuir licenciatura ou curso equivalente. O motivo é que o curso equivale à licenciatura. 

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário eletrônico e enviar documentos digitalizados, todas as informações estão no site http://ead2.ifal.edu.br/selecao. Os documentos que deverão ser anexados ao formulário incluem: diploma de graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); documento de identificação do candidato; Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante do tempo de experiência na docência, se houver; currículo Lattes; e carta de intenção, além da documentação comprobatória caso a inscrição seja para concorrer às vagas reservadas (cotas). Todos os documentos exigidos estão descritos no item 3 do edital.

Para concorrer às vagas, o candidato deve possuir facilidade de acesso diário ao uso de computadores, tablets e/ou smartphones com conectividade à internet, que permitam a participação no curso; habilidade no uso de ferramentas tecnológicas tais como webconferência, e-mail, chat, fórum, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), entre outros; e ter uma conta Google.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise da documentação dos inscritos e análise dos critérios de classificação: tempo de experiência profissional docente e carta de intenção, sendo a primeira etapa eliminatória e a segunda classificatória.

Especialização

O edital do processo seletivo é unificado e envolve outros cinco polos – Arapiraca, Maceió, Maragogi, Piranhas e São José da Laje –, totalizando 180 vagas ofertadas. 

Com duração de 12 meses, o curso tem carga horária total de 620 horas, incluído o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), haverá aulas presenciais e não presenciais, que serão desenvolvidas segundo cronograma a ser divulgado pela coordenação.

As aulas e as avaliações presenciais acontecerão no polo para o qual o estudante se matriculou, em dias de sábado, das 8h às 17h. Porém, durante o período de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, essas atividades presenciais obrigatórias podem ser substituídas por momentos remotos, devidamente autorizados por ato normativo institucional, até que sejam liberadas. Ao final do curso, o estudante receberá o título de Especialista em Docência na Educação Profissional.