Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Projetos do Ifal Arapiraca são credenciados para participar de eventos internacionais

Trabalhos apresentados na Fenecit, em Recife, vão ser mostrados também em Arapiraca e no Pará

por Elaine Rodrigues publicado: 02/10/2018 16h00, última modificação: 02/10/2018 16h00
Exibir carrossel de imagens Estudantes do Ifal Arapiraca com o professor Marcos Nunes, na Fenecit

Estudantes do Ifal Arapiraca com o professor Marcos Nunes, na Fenecit

A participação do Ifal Arapiraca na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia, em Recife, rendeu também o credenciamento para outros eventos, inclusive fora do Brasil. Alguns projetos realizados pelo campus vão ser conhecidos em Arapiraca, no Pará, no Paraguai e no Chile.

Os estudantes comemoram as conquistas. “É uma enorme felicidade ter o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi com a orientação do professor Henrick Ramalho, que teve como objetivo desenvolver um kit didático de robótica educacional que pudesse ser utilizado na sala de aula”, conta Ádson Vital Correia, que teve o projeto aprovado para a Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, que vai ser em dezembro, em Abaetetuba, no Pará.

E as expectativas não param no evento do Pará. “Esperamos que o kit possa ser utilizado por outros campi e outras instituições podendo melhorar a educação com o auxílio da robótica aplicada em sala de aula”, completa Ádson.

Outro projeto que vai ser levado ao Pará é o de Michel Antony de Oliveira Macêdo e Carlos Henrique Barbosa, sob a orientação do professor Matheus Torquato, sobre o desenvolvimento de scripts para habilitar o gerenciamento remoto de máquinas virtuais. O projeto deles foi certificado e credenciado a participar do Movimento Científico Norte Nordeste – MoCNN. “Esse credenciamento foi muito importante para que possamos levar nosso projeto para outro Estado novamente, além de Pernambuco. Agora vamos para o Estado do Pará”, diz Michel.

Em agosto de 2019, deve ser apresentado em Assunção, no Chile, o projeto “O uso do lúdico na matemática como forma de melhorar o aprendizado para ingressar no ensino médio”, dos bolsistas Carlos Matheus Esperidião da Silva e Tiago dos Santos Silva, com a orientação do professor José Roberto de Almeida.

O projeto ficou em segundo lugar na Fenecit, na categoria Ciências Exatas e da Terra, e foi credenciado para se apresentar no Foro Internacional de Ciência e Ingeniera, no Chile. Carlos lembra que ficou paralisado quando ouviu o nome do projeto na segunda colocação: “Ter sido finalista da Fenecit foi uma grande conquista, mostrar para as outras pessoas o trabalho que temos desenvolvido no campus com tanto prazer, não tem preço. Quando soube que tinha ganhado uma credencial para apresentar fora (no Chile) foi melhor ainda, agora podemos mostrar o nosso trabalho para o mundo, o nosso sonho era plantar essa semente da matemática teatral, agora vai ser possível”.

Fenecit 2

Outro segundo colocado, desta vez na categoria Linguística, Letras e Artes, foi o do projeto ProIfal e o ensino de língua portuguesa, apresentado na Fenecit por Daniel Ferreira Silva, sob a orientação da professora Sandra Cavalcante. O trabalho foi credenciado para um evento que vai acontecer em outubro de 2019 na cidade de Assunção, no Paraguai.

Além da premiação que nós conseguimos, do reconhecimento do nosso trabalho, isso é extremamente gratificante”, afirma Daniel, complementando que participar do evento já foi um grande aprendizado e agradecendo ao apoio da professora, dos colegas envolvidos no projeto, do campus Arapiraca e do coordenador de Extensão, Marcos Nunes, que acompanhou o grupo na viagem a Recife.

Eu quero ressaltar que, além da premiação, o mais importante desse projeto é que nossa aplicabilidade social, a nossa integração com o público que a gente está trabalhando, está funcionando. Isso é realmente o que mais me motiva a continuar o projeto e a desenvolvê-lo. Quando a gente busca um projeto é sempre em cima de um problema social. Então, ser reconhecido por esse projeto também significa que o que estamos fazendo está funcionando”, garante Daniel.

Também foram credenciados os trabalhos “A influência da inclusão digital no ensino fundamental”, de José Alan da Costa, e “Introdução à Física para alunos do 9º ano da rede pública de educação”, de Deyvid Lucas Regis dos Santos. Eles vão participar da Mostra Científica de Inovação e Tecnologia da Escola Epial, que vai ser realizada no mês de novembro, em Arapiraca. “Participar da Fenecit foi maravilhoso, poder mostrar às pessoas o meu trabalho e ser reconhecido por isso foi melhor ainda! Conheci várias culturas que encheram minha bagagem de conhecimento. Ganhei uma credencial para a Moncitepial, que acontecerá em Arapiraca, minha cidade. Saber que o lugar onde moro está reconhecendo os jovens cientistas me faz querer dar o meu melhor nessa feira”, diz Alan.

Fenecit3 .jpegA comemoração é feita também pelo coordenador de Extensão, Marcos Nunes. “A feira teve um efeito muito positivo para o campus Arapiraca, credenciando os alunos para outras feiras, outras apresentações. Tanto a nível nacional, como internacional, e isso mostra que estamos no caminho certo, propiciando que nossos alunos participem desses eventos e nossos alunos estão no caminho certo realizando pesquisas e projetos de Extensão que tenham cunho social e rendimento futuro para o Ifal e para eles mesmos, que poderão aplicar os resultados dessas pesquisas”, finaliza.