Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Projetos do Campus Arapiraca representam o Ifal na Mostra Nacional de Robótica

Projetos do Campus Arapiraca representam o Ifal na Mostra Nacional de Robótica

Três iniciativas foram aprovadas para o evento ocorrido na capital baiana

por Roberta Rocha publicado: 17/10/2023 16h22, última modificação: 22/02/2024 11h42

Na última sexta-feira (13), estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca desembarcaram no Agreste alagoano, depois de uma temporada de seis dias em Salvador/BA, onde ocorreu a Mostra Nacional de Robótica 2023. Os/as representantes do Ifal no evento foram acompanhados/as da docente Renata Imaculada Pereira, orientadora dos três projetos apresentados na ocasião.

Além de expor seus trabalhos, as equipes envolvidas divulgaram a produção científica-tecnológica do Espaço 4.0 do Campus Arapiraca e aproveitaram as atividades da programação da Mostra.

Equipes do Ifal Arapiraca apresentam trabalhos desenvolvidos no campusNa bagagem pós-evento, os/as participantes afirmaram trazer boas ideias e motivação. Um deles/as, Ronald Lucas Corrêa, ressaltou a aplicabilidade dos projetos com que teve contato, tanto para o ramo da educação quanto da indústria. "Acredito que nós levamos a nossa vida [escolar] a outro patamar acadêmico. O público era muito interessado nos projetos", contou.

A discente Taynnara Maria Nunes foi uma dessas que compartilhou os detalhes do trabalho desenvolvido com seus colegas, mas fez questão de conhecer as iniciativas de outras instituições. "Tive o privilégio de imergir nesse universo, acompanhando de perto todos os projetos e me maravilhando com as possibilidades que a Robótica oferece. É emocionante e inspirador participar de eventos nacionais de destaque, interagindo com pessoas que compartilham a mesma visão sobre o impacto da Robótica em nosso país", definiu.

Equipes do Ifal Arapiraca apresentam trabalhos desenvolvidos no campusJá o estudante João Pedro Nobre destacou, além da troca de experiências, a importância de ter contato com projetos inovadores para tomar ciência dos avanços produzidos nacionalmente na área. "Tive oportunidade de entrar em contato com projetos como drone com visão computacional, robôs interativos que reconhecem voz e outros comandos, automação residencial, entre outros".

Os pontos em comum nos relatos dos três participantes foram o fato de terem participado pela primeira vez de um evento do porte da Mostra Nacional de Robótica, considerado por eles como "grandioso"; bem como os agradecimentos ao diretor-geral do campus, Augusto Oliveira, e à professora orientadora Renata Pereira, por confiarem no trabalho desenvolvido e tornarem a jornada possível.

Confira os projetos que foram expostos para o público no Centro de Convenções de Salvador, sede do evento:

• "Robô seguidor de linha 2WD com detecção de cores via LDR para OBR estadual", desenvolvido pelos estudantes do curso técnico de Eletroeletrônica Taynnara Maria Medeiros, Ronald Lucas Nunes, Pedro Afonso Santos e José Artur Barbosa;
  • "Relato de experiência no Ifal Arapiraca: transformando a vida de estudantes da rede pública através de cursos de extensão em Robótica Educacional", desenvolvido pelos discentes de nível superior Anne Karolyne Caetano, João Paulo Barbosa Nunes e Maria Vitória Santos Silva;
  • "Desenvolvimento de robôs móveis baseados em ESP32 e Raspberry PI Pico W com acionamento remoto via wi-fi", articulado pelos estudantes do curso técnico de Eletroeletrônica Tiago Emerson da Silva, João Pedro Mendes e Arthur Vinícius Andriow.

Esse último projeto se destacou na Mostra e recebeu, como forma de reconhecimento, uma bolsa de iniciação científica júnior do CNPq.

Equipes do Ifal Arapiraca apresentam trabalhos desenvolvidos no campus

Evento - A Mostra Nacional de Robótica é uma mostra científica articulada por instituições públicas de ensino e pesquisa, que é realizada anualmente como forma de estimular o estudo e a pesquisa na área da Robótica de alunos do ensino fundamental, médio, técnico, graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área.