Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Projeto do Campus Arapiraca é aprovado em edital do Ifes e abre inscrições para monitores

Foco das atividades é o ensino de Programação Aplicada a estudantes de escolas públicas; são ofertadas oito vagas para estudantes do campus
por Elaine Rodrigues publicado: 25/10/2021 13h55, última modificação: 25/10/2021 13h56
Inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico

A partir de dezembro, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, deve ministrar cursos de Programação Aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas da região. Esse é o objetivo geral do projeto “Robótica Educacional e Internet das Coisas como ferramentas de transformação social”, que foi aprovado na chamada pública do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O edital do Ifes selecionou 60 projetos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O projeto do Campus Arapiraca foi o único de Alagoas a ser aprovado. A proposta será colocada em prática pelos professores Renata Pereira, Douglas Menezes e Társis Marinho.

A professora Renata Pereira explica que o projeto vai ministrar cursos presenciais para a capacitação de 360 estudantes de escolas municipais e estaduais de Arapiraca e da região, com o uso de metodologias como Ensino Maker e Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP). “Os cursos estão previstos para iniciar dia primeiro de dezembro e vão até 30 de novembro de 2022. O cronograma de aulas será divulgado em breve, mas pretende-se atender uma turma de 30 alunos por escola a cada mês, com carga horária mínima de 20 horas por estudante”, adiantou Renata.

Edital

O edital 10/2021 oferta oito vagas para estudantes do Campus Arapiraca atuarem como monitores do projeto. As inscrições começam nesta segunda-feira, 25, e terminam amanhã, dia 26.

Leia o edital antes de fazer a inscrição! A inscrição é feita pelo formulário eletrônico e é preciso anexar documento de identidade, CPF e histórico escolar.

Para participar da seleção é preciso estar no segundo ano do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, no curso técnico subsequente em Eletroeletrônica ou no bacharelado em Sistemas de Informação. Além disso, é preciso ter média geral no histórico escolar superior a 7,0, não possuir reprovações e não possuir outra atividade com bolsa no Ifal, com exceção do Auxílio Permanência ou Auxílio Conectividade.

Para se inscrever também é preciso ter disponibilidade para cumprir, no mínimo, oito horas semanais caso seja estudante de curso técnico ou 12 horas semanais caso seja estudante de graduação. Outros requisitos são conhecimento básico em Eletrônica, Informática e Programação. E estudantes de Sistemas de Informação devem ter cursado e ter sido aprovados na disciplina de Algoritmos e Lógica de Programação, para concorrerem na seleção.

São ofertadas quatro vagas com bolsa, uma para estudante do curso técnico em Eletroeletrônica (que esteja no segundo ano), outra para estudante do curso subsequente em Eletroeletrônica e duas para estudantes de Sistemas de Informação. As bolsas variam de R$ 161 a R$ 400. Outras quatro vagas são ofertadas para voluntários.

De acordo com o edital, o resultado preliminar deve ser divulgado na quarta-feira, 27. No dia 28 é possível recorrer do resultado preliminar. E na sexta-feira, 29, deve ser divulgado o resultado final.

Edital 10/2021