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Projeto desenvolve materiais educativos táteis a partir de recursos recicláveis para pessoas com deficiência visual

Passo a passo da produção foi disponibilizado em um site desenvolvido pela equipe executora

por Roberta Rocha publicado: 24/12/2024 09h40, última modificação: 24/12/2024 09h56

De agosto a dezembro deste ano, crianças e adultos/as atendidos/as pela Associação dos Deficientes Físicos e Mental de Arapiraca - Adfima participaram do projeto de Extensão "Toque Sustentável: Educação Inclusiva com uso de Materiais Recicláveis", desenvolvido por graduandos/as de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, sob a coordenação da docente Adriana Ferreira.

O encerramento das atividades do projeto ocorreu no dia 12 de dezembro, no campus do Ifal no Agreste alagoano, reunindo as pessoas beneficiadas, representantes da entidade parceira da iniciativa e a equipe responsável pela produção dos materiais educativos táteis a partir de recursos recicláveis e pela elaboração do site Toque Sustentável, onde foram disponibilizados tutoriais, textos explicativos e relatos das experiências realizadas.

Projeto Toque Sustentável

Conforme os/as idealizadores/as, o objetivo da plataforma digital é disseminar o conhecimento adquirido e inspirar outras ações similares, de modo que docentes e demais interessados/as em ampliar o acesso à educação e promover acessibilidade a pessoas com deficiência aprendam o passo a passo do desenvolvimento dos materiais táteis e possam integrar essas práticas sustentáveis e inclusivas em suas atividades educacionais, ao tempo em que incentivam a sustentabilidade.

Daniel Nunes recebendo seu certificado de conclusão do projetoO vendedor e militante social Daniel Nunes foi um dos/as favorecidos/as pelo projeto de extensão. Com deficiência visual, ele contou ter dificuldade para aprender a tabela periódica e elogiou o modelo tátil preparado no projeto para ensinar o conteúdo em questão. "Era uma coisa muito distante conseguir ter o acesso, memorizar [a tabela periódica]. Muitos de nós não tivemos acesso a esses materiais adaptados e aí ficou muito difícil no ensino médio, no ensino fundamental, poder compreender toda essa questão de química, de sustentabilidade. Mas, com esse sistema que foi desenvolvido aqui, nós vamos conseguir fazer com que todas as pessoas tenham acesso à aprendizagem dos elementos da química de uma maneira mais palpável, tateando e participando junto da construção", apontou. 

"Se fosse para resumir em uma mensagem tudo que o curso passou foi: 'Incluir é possível!'", afirmou Daniel Nunes.  

Além da tabela periódica, a equipe do Toque Sustentável fabricou cubo sensorial, jogo da memória, relógio e alfabeto táteis, bem como realizou palestras de conscientização ambiental para o público entender o porquê da escolha de recursos recicláveis para a confecção dos itens.

"Durante três meses, aprendemos sobre biomas, sobre preservação da natureza. É importante essa pluralidade do projeto. Ainda mais com uso de materiais pedagógicos que atendem pessoas com deficiência ou não. É um método só de ensinar a todos, não precisa preparar duas aulas. Uma aula dessas já serve para pessoas com deficiências e todos os públicos", pontuou o estudante. 

Projeto Toque Sustentável Projeto Toque Sustentável Projeto Toque Sustentável

No evento de finalização do projeto, os discentes do Ifal envolvidos/as na iniciativa falaram do orgulho em integrar uma proposta voltada a estimular uma cultura de inclusão e sustentabilidade no ensino. Atuaram na execução do Toque Sustentável o bolsista Cayo Henrique Freitas e as voluntárias Anna Clara Lins, Lívia Francielly Lino e Jousiclécia Almeida. Essa última possui deficiência visual e pôde contribuir, a partir de sua vivência pessoal, na fase de testes dos materiais e da acessibilidade do site.