Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > ProIfal inicia aulas no campus Arapiraca

ProIfal inicia aulas no campus Arapiraca

Projeto de Extensão do Ifal oferece aulas de reforço gratuitas a jovens do 9º ano do Ensino Fundamental

por Elaine Rodrigues publicado: 29/04/2019 11h40, última modificação: 29/04/2019 15h32

O ginásio do campus Arapiraca sediou a aula inaugural do ProIfal no último sábado, 27. Cerca de 160 jovens do 9º ano, acompanhados por mães, pais e responsáveis, foram recebidos por integrantes da direção-geral e pela equipe do programa de Extensão.

O ProIfal é um programa de Extensão do Instituto Federal de Alagoas. O objetivo é melhorar os conhecimentos dos participantes nas disciplinas de Português e Matemática, com aulas de reforço gratuitas aos sábados.

ProIfal1.jpegEm Arapiraca, o ProIfal está na quarta edição. Este ano, os professores Adriano Valeriano, de Matemática, e Wellington Barbosa, de Português, orientam os estudantes Daniel Ferreira, Gabriel dos Santos, Petrucio Augusto Dantas, Amanda Nunes, Giseli Brito, Carlos Eduardo e Davi Silva Oliveira no conteúdo a ser dado em sala de aula.

“O resultado desse programa a gente pode ver pelo crescimento gradativo de alunos que conseguem ingressar no Ifal. Em 2016, nós preparamos uma turma com 40 alunos, que se inscreveu para o Exame de Seleção do Ifal. Nove conseguiram boas notas para ingressar aqui na instituição. Na turma de 2017, com 80 participantes, foram 11 aprovados. E na turma do ano passado, quando o ProIfal recebeu 160 jovens, 36 foram aprovados”, explicou Marcos Nunes, coordenador de Extensão do campus.

Uma das aprovadas nessa última seleção foi Ingryd Pereira, que hoje faz o primeiro ano de Eletroeletrônica. Ela soube da seleção do ProIfal pelo Instagram do campus, se inscreveu e passou pela preparação. “Eu aprendi assuntos que não tinha visto na escola particular onde estudava. E as aulas também serviram como revisão e espaço para tirar dúvidas. Os alunos envolvidos também falavam sobre a instituição e foi bem melhor conhecê-la por pessoas que estudam aqui”.

ProIfal6.jpeg“Estamos na cidade desde 2010, começamos na Escola Hugo Lima, depois fomos para a rua São Francisco, um prédio comercial, e, então, fomos para o prédio da Unopar, com mais condições de atender a uma escola. Com todas essas dificuldades, pelos resultados do Enem obtidos em 2016, publicados pela Folha de São Paulo em 2017, nós fomos considerados a melhor escola pública do estado de Alagoas. Em 2017, repetimos esse feito, a melhor escola pública do estado de Alagoas e a melhor de Arapiraca, incluindo as particulares”, contou o diretor-geral, Fábio Ribeiro, durante a abertura das atividades do ProIfal. Ele ainda ressaltou que participar do ProIfal não garante o ingresso no Ifal, por isso é importante que os jovens estudem para que estejam preparados para o Exame de Seleção do Ifal para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que deve ser realizado no fim do ano.

Edital do ProIfal

Lista dos candidatos classificados na seleção (escolas públicas)

Lista dos candidatos classificados na seleção (ampla concorrência)