Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Professor e alunos de Palmeira contam detalhes da Olimpíada de História no Ifal Arapiraca

As inscrições para a ONHB estão abertas, as equipes são compostas de três alunos e um professor

por Elaine Rodrigues publicado: 14/03/2018 14h09, última modificação: 14/03/2018 14h09

Um intercâmbio de conhecimentos foi feito entre o Ifal Palmeira dos Índios e o Ifal Arapiraca. O professor de História Roberto Idalino e três alunos que chegaram à final da Olimpíada Nacional em História do Brasil, ONHB, estiveram no campus Arapiraca nesta quarta-feira, 14, para contar os bastidores da competição.

O professor Roberto Idalino apresentou o histórico do Ifal Palmeira dos Índios nas edições anteriores da Olimpíada de História. A instituição teve um finalista com medalha de bronze em 2013 e outros sete finalistas até 2017. “Ano passado nos chegamos na quarta fase da competição com 14 equipes. Além das questões objetivas, teve uma tarefa final bem trabalhosa”, contou o professor, já antecipando que este ano a competição vai ter seis fases e não cinco como ocorreu nas edições anteriores.

Leitura, trabalho e empenho são essenciais para quem vai participar da ONHB, mas há muitos ganhos também. “Eu consegui ampliar meus conhecimentos a partir da olimpíada. A partir do que eu tenho estudado, eu tenho me atualizado didaticamente e pedagogicamente. Eu tenho acrescentado, crescido e melhorado como professor a partir da participação nas olimpíadas”, ressaltou Roberto Idalino.

O mesmo vale para os estudantes. Jéssica Euzébio, Érika Soares e Fernanda Cavalcante estão terminando o ensino médio integrado no campus de Palmeira dos Índios. Eles contam que a competição é uma experiência incrível, com informações interessantes de documentos do Brasil. “Quem participa da competição enxerga a história preocupado com o futuro do país, com a sociedade. É um conhecimento que vai além da sala de aula”, contou Érika Soares.

As inscrições para a ONHB ainda estão abertas! Podem participar equipes compostas por três alunos mais um professor orientador. Até o dia 20 as inscrições de escolas públicas custam R$ 30 por equipe, depois fica R$ 45, até o dia 24 de abril.

Em Arapiraca, os alunos interessados devem procurar os professores José Carlos ou Rodrigo Abrahão. O campus vai participar da olimpíada pelo terceiro ano e vão ser marcados encontros semanais para orientar os estudantes inscritos na competição.