Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Professor do Ifal tem artigo premiado e vai participar de evento científico na Tailândia
conteúdo

Notícias

Professor do Ifal tem artigo premiado e vai participar de evento científico na Tailândia

Artigo relata avanços na área de arquitetura de redes autônomas definidas por software
por Elaine Rodrigues publicado: 05/08/2021 12h25, última modificação: 17/08/2021 09h25
Exibir carrossel de imagens Pesquisa vai ser discutida em grupos de trabalho do IETF, em Bangkok

Pesquisa vai ser discutida em grupos de trabalho do IETF, em Bangkok

Os especialistas do mundo em tecnologias da internet têm reunião marcada em março de 2022 em Bangkok, na Tailândia, e o evento deve contar com a participação do professor Felipe Alencar do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca. O docente foi premiado pelo melhor artigo do Workshop Pré-IETF/IRTF, atividade que estava na programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação deste ano.

O workshop foi realizado em julho e é uma prévia das reuniões anuais das comunidades internacionais Internet Engineering Task Force (IETF) e Internet Research Task Force (IRTF). Nos encontros, pesquisadores discutem padrões que impactam o design, o uso e o gerenciamento de recursos na internet, como a tecnologia 5G e a internet das coisas (IoT). Na reunião de março do ano que vem, Felipe também terá a oportunidade de discutir a pesquisa em grupos de trabalho do evento.

“Existem oportunidades para alunos que queiram seguir uma carreira de cientista. Cada vez mais empresas estão percebendo a importância de realizar pesquisas que gerem inovação" (Felipe Alencar)

“Acredito que vai ser importante, principalmente para fortalecer uma rede de relacionamentos entre o laboratório do campus e parceiros internacionais. Isso pode possibilitar novos estudos e colaborações que abram portas não só para o laboratório, mas também para o campus como um todo”, afirma Felipe Alencar. No campus, o Laboratório de Engenharia e Análise de Dados (LEAD) viabilizou a continuidade dos estudos iniciados por ele no doutorado, que resultou no artigo premiado.

O LEAD teve início como um grupo de pesquisa e atualmente conta com a participação de dois professores de Arapiraca, um docente do Campus Rio Largo e 15 estudantes bolsistas. A atuação do LEAD e outras iniciativas da instituição buscam incentivar a comunidade acadêmica no desenvolvimento de mais pesquisas. “Existem oportunidades para alunos que queiram seguir uma carreira de cientista. Cada vez mais empresas estão percebendo a importância de realizar pesquisas que gerem inovação. Sem falar que as habilidades adquiridas por um pesquisador, como organização, autonomia e comunicação são muito buscadas tanto na área acadêmica quanto na indústria. A possibilidade de cooperar com pessoas de todo o mundo também é um diferencial no trabalho do pesquisador/cientista”, ressalta o professor.

A pesquisa e o artigo

Artigo relata avanços na área de arquitetura de redes autônomas definidas por softwareA pesquisa que gerou o artigo premiado, que também foi habilitado para publicação no Journal of Network and Systems Management, relata progressos na área de arquitetura de redes autônomas definidas por software (SDN).

De acordo com o professor, as redes autônomas ou autonômicas são consideradas uma evolução em relação às tradicionais por permitirem maior controle, agilidade e segurança, aliados à redução de custos de manutenção das organizações. “O conceito de redes autonômicas é utilizado para definir um conjunto de procedimentos, dados e interações que resultam em redes que funcionam baseadas em objetivos e executam tarefas com pouca ou nenhuma interação do ser humano e que visam alcançar esses objetivos de forma autonômica”.

Na pesquisa, Felipe buscou alternativas para habilitar redes autônomas em tecnologia SDN. “A pesquisa envolve a definição de modelos em tempo de execução para permitir o desenvolvimento de redes SDN autônomas. O artigo integra essa pesquisa de doutorado com uma recomendação do grupo IETF, a RFC 7575. Essa recomendação define diretrizes que redes autônomas devem seguir para serem utilizadas”, finaliza Felipe.

Leia o artigo completo - Using the RFC 7575 and Models at Runtime for Enabling Autonomic Networking in SDN