Notícias
Professor do Ifal Arapiraca compõe diretoria eleita da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab)
Docente atua na educação básica, superior e pós-graduação da unidade
Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*
Com um extenso currículo em estudos linguísticos e representando Alagoas, o professor Danillo Silva compõe a diretoria eleita da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab), para o mandato 2023-2025, na função de primeiro secretário. Ele é professor de Linguística e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Arapiraca, com atuação na Educação Básica, nos cursos de graduação em Letras/Língua Portuguesa e de Pós-Graduação em Linguagem e Práticas Sociais.
Além da prática da docência, Danillo vem atuando em projetos científicos que fomentam a linguística e expandem o conhecimento para além do Instituto Federal. Um de seus últimos projetos, voltados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), foi intitulado “Línguas em disputa – Ideologias linguísticas sobre linguagens inclusivas nas mídias digitais brasileiras”. A iniciativa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), o garantiu 1º lugar no edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI).
Para o docente, seu currículo demonstra as contribuições da instituição para a Linguística e a presença de um professor e pesquisador da Rede Federal na diretoria da Alab vem para reforçar a importância da instituição na área, “além de motivo de orgulho para mim e para o Ifal, é um sinal indiscutível sobre a importância dos IFs na produção do conhecimento científico brasileiro, inclusive nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e de Linguística, Letras e Artes”, fala Danillo.
Alab
A Associação de Linguística Aplicada do Brasil (Alab) foi fundada em 26 de junho de 1990 com o objetivo de (re)construir um lócus acadêmico-científico dinâmico, instigador de estudos e reflexões na área de Linguística Aplicada (LA). A instituição se caracteriza por fomentar pesquisas com foco nas relações entre linguagem e sociedade.
“Democratizar e Pluralizar” é o nome da gestão eleita pelos membros da Associação, realizada durante o 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), ocorrido entre 6 e 11 de novembro de 2022, em Fortaleza, para compor o mandato entre 2023 e 2025, que hoje como presidente a professora. Doris Mattos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista