Notícias
Primeiro curso de Introdução à Astronomia ofertado no Ifal Arapiraca é concluído com avaliação positiva de participantes
Última aula ocorreu no sábado (15) na unidade de ensino
Estudantes e servidores do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca participaram, no sábado (15), da aula final do 1° curso de Astronomia ofertado na unidade de ensino, em parceria com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - CEAAL. A palestra de encerramento foi ministrada pelo presidente da entidade, Romualdo Caldas.
As atividades do curso iniciaram em agosto de 2024 e os encontros ocorridos desde então contaram com a presença de profissionais renomados abordando tópicos como Sistema Solar, Movimentos celestes, Cosmologia etc, além da noite de observação astronômica realizada no mês de outubro.
Para Elenilda Oliveira, docente de Física do campus, a oferta possibilitou o desenvolvimento de habilidades críticas, de conhecimento científico e serviu para inspirar e despertar a curiosidade sobre a área. "A cada aula ministrada pelos membros do CEAAL, era possível ver o universo de uma forma diferente... mais ampla. Fiquei muito feliz em ser organizadora desse projeto. O estudo da Astronomia é fundamental para qualquer pessoa interessada em entender o universo", apontou.
O curso foi idealizado para subsidiar a abertura do Clube de Astronomia do campus. De acordo com a docente, já há diálogos com o CEAAL para uma nova edição, de modo a reunir mais interessados/as na temática. "Pretendemos realizar a próxima durante a semana, para facilitar a participação dos estudantes que moram em outras cidades".
RELATO - A discente do curso técnico em Eletroeletrônica Jessica Emanuelly Gomes participou do curso e descreveu a experiência como inovadora. "É uma área que não é muito trabalhada nas salas de aula, mas é extremamente fascinante. Sempre tive muita curiosidade para saber os mistérios do universo, acho que todos nós já nos perguntamos como é que funciona lá em cima. Em cada aula, foi uma explosão de conhecimento. Eu realmente não fazia ideia que as estrelas morriam ou que podiam se tornar buracos, por exemplo. Entender a história por trás de todos os cientistas que trabalharam para descobrir a origem do universo e toda Física por trás dele é muito interessante".
Jessica também reforçou o convite para as turmas futuras aproveitarem a oportunidade de formação. "É importante que os alunos, em especial as meninas, participem dessas aulas, pois é um tema não muito divulgado na comunidade feminina e que pode favorecer a integração de mais mulheres na ciência", apontou a aluna.