Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Premiação: Ifal Arapiraca comemora o ouro na Jornada de Foguetes

Premiação: Ifal Arapiraca comemora o ouro na Jornada de Foguetes

Competição foi realizada no Rio de Janeiro e mistura conhecimentos de Física e Química

por Elaine Rodrigues publicado: 26/03/2018 18h16, última modificação: 20/04/2018 10h59

O desempenho do Instituto Federal de Alagoas, campus Arapiraca, na Jornada de Foguetes de 2017 agora está oficialmente registrado. Os alunos e o professor participantes da competição receberam o troféu e as medalhas conquistadas nas provas. O Ifal Arapiraca obteve o ouro na faixa em que competiu e teve o terceiro melhor lançamento nacional de foguete, na premiação geral.

O resultado é motivo de orgulho para a instituição. O diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro, esteve com os alunos e o professor na entrega das premiações. Jarlisson de Lira e Daniel Ferreira estavam no segundo ano de Eletroeletrônica quando participaram da Jornada. O professor de Física, Pedro de Souza Júnior, também esteve presente em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, onde foram realizados os lançamentos de foguetes.

“A gente conheceu gente de vários Estados, é uma troca de conhecimentos. E para lançar o foguete é preciso utilizar conhecimentos de Física e Química, como pensamento oblíquo, aerodinâmica e Química em relação ao combustível do foguete, então é muito aprendizado”, explicou Daniel Ferreira.

Os foguetes são feitos com garrafas pet, bicarbonato e vinagre, que é o combustível usado para o lançamento. Durante a competição, os alunos ainda acompanharam uma palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Essa foi a primeira vez da dupla Jarlisson e Daniel na Jornada de Foguetes, mas em 2018 eles já anunciam que o time vai novamente para a disputa. “Foi uma experiência incrível e esse ano nós vamos de novo, já estamos nos preparando para lançar os foguetes, vamos tentar outro ouro”, contou Jarlisson de Lira.