Notícias
Em colação de grau no Ifal Arapiraca, 62,5% dos graduandos revelam ser os primeiros da família a ter diploma de nível superior
Solenidade reuniu dez estudantes de Letras/Português e seis de Sistemas de Informação
Dez dos 16 graduandos de Letras/Português e Sistemas de Informação que colaram grau na última segunda-feira (16), no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, são os primeiros de suas famílias a obter uma formação de nível superior. A informação chegou ao conhecimento público durante a solenidade no auditório da unidade de ensino, quando o diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto de Oliveira, pediu para aqueles concluintes pioneiros na conquista do diploma de graduação ficarem de pé e receberem os aplausos da plateia.
A pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, presidiu o evento e se disse emocionada com o quantitativo. "Eu não imaginei que fossem tantas pessoas. Para mim, que também fui a primeira graduada da minha família, presenciar um momento como esse é muito forte. Porque reafirma o nosso compromisso, a nossa responsabilidade institucional de continuar enfrentando todos os desafios para oferecer educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada", destacou a gestora.
As formandas Rayra Gabrielle Barbosa e Graciele Oliveira estavam entre os estudantes que revelaram, na ocasião, o ineditismo do diploma. As recém licenciadas em Letras/Português comemoraram a colação de grau como uma conquista para toda a família, por representar novas oportunidades de crescimento profissional e aumento de renda. "Estou muito feliz, muito orgulhosa da minha filha: a primeira da família. Ela é a mais nova, tem outros dois irmãos. Ela chegou até aqui hoje e, com fé em Deus, vai chegar a muito mais. É um sonho realizado: dela, que queria muito, e meu também", declarou Marta Barbosa, mãe de Rayra.
Para Erivaldo Bezerra, que cursou até a 4ª série do antigo ensino fundamental e acompanhou a filha Graciele ao palco na hora de receber o diploma, a emoção do momento foi um treino. Ele espera formar a filha mais velha, irmã de Graciele, ainda neste ano. "Eu ensinei a elas, que elas seguissem esse caminho, porque eu não tive oportunidade. Agora é só alegria", definiu.
DISCURSOS COMOVENTES
O tema da chegada do primeiro diploma de nível superior a muitas famílias presentes na colação de grau foi trazido à tona, inicialmente, pelo orador da turma de Sistemas de Informação, Robson Gominho. "Qual orgulho maior para uma mãe ou um pai, do que ver seu filho se formar? Para alguns pais aqui, somos os primeiros da família a conquistar esse feito. Isso é gigante. É história sendo escrita", disse.
O concluinte seguiu emocionando os colegas, com um pronunciamento onde lembrou a jornada de renúncias enfrentada até a conclusão do curso e as ajudas recebidas no percurso. "Cada um de nós precisou abrir mão de confortos, de tempo com a família e de finais de semana livres. Foram muitas noites mal dormidas. Em alguns casos, o começo pode ser realmente assustador. Mas o Ifal é acolhedor demais e as pessoas aqui te dão forças para trilhar seu caminho, te empurrando em direção ao sucesso. Este lugar nos moldou, nos transformou em pessoas melhores. Acredito que se pudéssemos voltar para antes do Ifal, em todos os universos, escolheríamos essa mesma trajetória".
Um dos motivos da gratidão enderaçada à instituição referia-se ao fato de que os seis novos bacharéis de Sistemas de Informação presentes na cerimônia, assim como muitos dos concluintes de Letras/Português, já estão inseridos no mercado de trabalho, atuando na área de formação. "Boa parte de nós teve uma origem humilde e foi graças ao Ifal que hoje estamos empregados", apontou Robson Gominho, no discurso.
Outros momentos de agradecimentos e comoção marcaram a cerimônia. Entre eles, a fala da licenciada em Letras/Português Daniele Santana, ao homenagear docentes que contribuíram com a vitória alcançada. Ela definiu a colação como um "dia atravessado de emoções e conquistas" e ressaltou "o privilégio de uma formação conduzida por profissionais incríveis".
Um dos docentes homenageados na ocasião, Tarsis Marinho foi enfático ao declarar para as turmas concluintes o quão representativo era o fechamento do ciclo na instituição, lembrando que muitos formandos iniciaram os estudos no Ifal Arapiraca ainda no ensino médio. "Vocês estão aqui e são a prova viva do poder transformador da educação!".
O diretor Augusto de Oliveira também proferiu palavras encorajadoras aos novos profissionais, ao final do evento. "Acreditem nos seus sonhos. Sigam sempre em frente. Vocês são capazes!", concluiu o dirigente.