Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Pesquisador do Laboratório de Engenharia e Análise de Dados do Ifal Arapiraca tem artigo aprovado para evento renomado no Havaí

por Roberta Rocha publicado: 09/11/2023 09h14, última modificação: 09/11/2023 09h14

De 4 a 8 de janeiro de 2024, o docente que lidera o Laboratório de Engenharia e Análise de Dados - LEAD do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, Felipe Alencar, irá participar da Conferência de Inverno do Workshop de Aplicações de Visão Computacional (IEEE/CVF Winter Conference on Applications of Computer Vision - WACV), a ser realizada em Waikoloa, no Havaí.

Conforme o último Relatório da Comissão de Qualis Eventos da Capes, o evento é avaliado com o mais alto indicador de relevância científica na área de computação, o Qualis A1. Por isso, o pesquisador comemorou a aprovação, divulgada no final do mês de outubro, do artigo intitulado "PlantPlotGAN: A Physics-Informed Generative Adversarial Network for Plant Disease Prediction" para ser apresentado na ocasião.

"É o resultado de uma colaboração entre o LEAD e o Laboratório de Sensoriamento Remoto (LSR), com os brilhantes coautores Dr. Vasit Sagan e Dr. Flavio Esposito", explicou o autor do trabalho. O LSR está vinculado à Universidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, onde o docente atualmente desenvolve as atividades do seu pós-doutorado.

O aceite do artigo em um dos maiores eventos de Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões do mundo se deve à proposta inovadora para monitoramento de vastas áreas de cultivo. Segundo Felipe, os dados coletados por Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) nessas áreas muitas vezes só revelam doenças de plantas em estágios posteriores, tornando um verdadeiro desafio para os modelos de previsão.

"Para enfrentar isso, a equipe apresentou o PlantPlotGAN, um modelo generativo baseado em física. Este modelo tem a notável capacidade de criar imagens sintéticas de parcelas multispectrais parecidas com a realidade, que efetivamente equilibram o conjunto de dados com algumas parcelas sintéticas seriamente realistas. É o LEAD e o Ifal Arapiraca desenvolvendo ciência que ajuda a resolver problemas reais e de alcance mundial", resumiu.