Notícias
Pesquisa realizada com planta presente no Ifal Arapiraca é aprovada para o Congresso Internacional de Produtos Naturais
Uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, com uma planta cultivada na unidade de ensino, foi aprovada para apresentação no VI Congresso Internacional de Produtos Naturais - Copnat, a ser realizado on-line, de 16 a 20 de junho deste ano.
Intitulado "Avaliação da atividade antioxidante, quantificação de fenóis e flavonóides de Alpinia pupurata", o trabalho consistiu em um estudo das atividades biológicas da espécie mencionada, também conhecida como alpínia vermelha ou gengibre vermelho. Trata-se de uma planta ornamental presente no paisagismo local.
A investigação ocorreu em 2024, quando as então egressas Ana Maria dos Santos e Beatriz Corrêa de Araújo Mendes eram alunas do curso técnico de Eletroeletrônica. Sob a orientação do docente de Química Marcos Rocha, elas coletaram folhas da Alpinia purpurata no campus e processaram o material vegetal para a obtenção dos extratos da planta. A partir daí, avaliaram a atividade antioxidante e as porcentagens de outros atributos da espécie.
Com os resultados, a dupla conseguiu detectar a capacidade da Alpinia pupurata de combater os radicais livres, ou seja, as moléculas que, em excesso, podem causar danos a células saudáveis do organismo. Confira os detalhes no artigo publicado.
Para desenvolver a pesquisa, as ex-alunas foram financiadas com bolsa de iniciação científica do CNPq, concedida em função do bom desempenho de ambas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia - OBBiotec.
Sobre o CopNat
O evento onde o trabalho sobre a alpínia vermelha será apresentado é realizado pelo curso de Farmácia da universidade alagoana Cesmac, em parceria com a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais, e costuma reunir pesquisadores/as renomados na área de produtos naturais.
Além de gratuita, a participação dará direito a certificado de 50 horas. Mais informações podem ser obtidas no e-mail congressoprodutosnaturais@gmail.com ou no perfil do Instagram @laplamcesmac.