Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Pesquisa oriunda do Ifal Arapiraca ganha visibilidade em evento na Colômbia
conteúdo

Notícias

Pesquisa oriunda do Ifal Arapiraca ganha visibilidade em evento na Colômbia

Docente do campus esteve em Bogotá expondo conclusões de investigação linguística

por Roberta Rocha publicado: 03/11/2023 12h23, última modificação: 03/11/2023 12h23

O 15º Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), ocorrido em Bogotá, na Colômbia, encerrou no último 27 de outubro e foi lá onde Danillo Silva, docente do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, compartilhou com a comunidade internacional os resultados da pesquisa que coordena: "Sobre a 'linguagem neutra' em mídias digitais brasileiras - analisando ideologias linguísticas".

Desenvolvido com a colaboração dos/as estudantes da licenciatura em Letras/Português do Ifal Arapiraca Vitor Alves, Carlos Lima, Érika Nascimento e Silene Almeida e do professor do curso de Sistemas de Informação do campus, Anderson Felinto, o trabalho apresentou uma proposta de análise discursiva da construção do ódio on-line baseado em gênero e em sexualidade.

"A pesquisa destacou como usuários de redes sociais, envolvidos em discussões públicas sobre o ativismo linguístico de pessoas trans e não-binárias, veiculam ideologias machistas, autoritárias e antidemocráticos em seus usos da linguagem", definiu o participante do evento em Bogotá.

Docente do curso de licenciatura em Letras/Português do Ifal Arapiraca, Danillo ressaltou a emergência do tema abordado. "A relevância científica da pesquisa reside em socializar com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do mundo um modelo produtivo para a análise crítica de discurso de ódio em mídias digitais, o qual tem sido objeto de estudo em diferentes aéreas do conhecimento e de autoridades nacionais e internacionais de direitos humanos".

Apresentação foi prestigiada por pesquisadores/as e estudantes de diversas nacionalidadesOutro ponto positivo da ida do pesquisador ao Congresso ALED 2023 é que, conforme ele, a ocasião também serviu para firmar a participação do Ifal na Rede Latino-americana de Estudos de Discurso e Gênero, ligada a Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).

A pesquisa "Sobre a 'linguagem neutra' em mídias digitais brasileiras - analisando ideologias linguísticas" foi desenvolvida no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica articulado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal.