Notícias
Pesquisa oriunda do Ifal Arapiraca ganha visibilidade em evento na Colômbia
Docente do campus esteve em Bogotá expondo conclusões de investigação linguística
O 15º Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED), ocorrido em Bogotá, na Colômbia, encerrou no último 27 de outubro e foi lá onde Danillo Silva, docente do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, compartilhou com a comunidade internacional os resultados da pesquisa que coordena: "Sobre a 'linguagem neutra' em mídias digitais brasileiras - analisando ideologias linguísticas".
Desenvolvido com a colaboração dos/as estudantes da licenciatura em Letras/Português do Ifal Arapiraca Vitor Alves, Carlos Lima, Érika Nascimento e Silene Almeida e do professor do curso de Sistemas de Informação do campus, Anderson Felinto, o trabalho apresentou uma proposta de análise discursiva da construção do ódio on-line baseado em gênero e em sexualidade.
"A pesquisa destacou como usuários de redes sociais, envolvidos em discussões públicas sobre o ativismo linguístico de pessoas trans e não-binárias, veiculam ideologias machistas, autoritárias e antidemocráticos em seus usos da linguagem", definiu o participante do evento em Bogotá.
Docente do curso de licenciatura em Letras/Português do Ifal Arapiraca, Danillo ressaltou a emergência do tema abordado. "A relevância científica da pesquisa reside em socializar com pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do mundo um modelo produtivo para a análise crítica de discurso de ódio em mídias digitais, o qual tem sido objeto de estudo em diferentes aéreas do conhecimento e de autoridades nacionais e internacionais de direitos humanos".
Outro ponto positivo da ida do pesquisador ao Congresso ALED 2023 é que, conforme ele, a ocasião também serviu para firmar a participação do Ifal na Rede Latino-americana de Estudos de Discurso e Gênero, ligada a Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED).
A pesquisa "Sobre a 'linguagem neutra' em mídias digitais brasileiras - analisando ideologias linguísticas" foi desenvolvida no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica articulado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Ifal e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal.