Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Outubro Rosa: promoção da saúde ginecológica é pauta no Ifal Arapiraca

Outubro Rosa: promoção da saúde ginecológica é pauta no Ifal Arapiraca

Projeto da Ufal levou conhecimento sobre o tema para duas turmas do campus

por Roberta Rocha publicado: 09/10/2023 11h38, última modificação: 09/10/2023 11h38
Exibir carrossel de imagens Graduanda explica funcionamento do exame Papanicolau
  • "> Outubro Rosa

Graduanda explica funcionamento do exame Papanicolau

Nesta segunda-feira (9), duas turmas de curso técnico integrado do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca receberam orientações de prevenção da saúde feminina e masculina, em alusão ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul - meses de conscientização, respectivamente, sobre o câncer de mama e o câncer de próstata. A atividade ocorreu em sala de aula, conduzida pela equipe do projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas chamado "Prevenção da saúde masculina e feminina: um olhar sobre o funcionamento do corpo".

A iniciativa em questão tem a docente Mara Betânia Monteiro como uma das orientadoras e reúne acadêmicos de Enfermagem e de Ciência Biológicas da universidade. Dayane Santos, Irys Nathalia Maia, Maria Flávia Oliveira e Ray Gabriel Farias foram os/as graduandos/as que explanaram acerca de cuidados com a saúde ginecológica.

Estudantes interagiram por meio da dinâmica de verdadeiro x falsoAs discussões iniciaram por meio de uma dinâmica de "verdadeiro" e "falso", onde os/as estudantes das turmas visitadas puderam dizer se concordavam ou não com sentenças expostas sobre ciclo reprodutivo, anatomia da genitália, higiene íntima, entre outros temas. A partir daí, a docente responsável e os demais integrantes do projeto de extensão intervinham com explicações sobre o tópico abordado.

O público participante recebeu ainda informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e a necessidade de realizar exames ginecológicos de forma periódica. Além de abordar sintomas de endometriose, síndrome de ovários policisticos, candidíase e outras doenças ginecológicas que podem acometer as mulheres, o alerta mais enfatizado para o grupo foi relativo à importância dos exames para detectar precocemente o câncer de mama. "É necessário manter a regularidade dos exames clínicos porque o autoexame da mama pode não identificar nódulos em estágios iniciais", explicou uma das graduandas.

Ao final da abordagem sobre aspectos da saúde feminina, a conversa se voltou para a saúde masculina. A atividade contou com o apoio da docente de Biologia do Campus Arapiraca, Maria José dos Santos, que liberou o horário de aula da disciplina para a realização do projeto, e da enfermeira Thayná Samylla.

Projeto de extensão aborda temas de saúde feminina e masculina