Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ônibus do Ifal sai de Arapiraca para o maior evento brasileiro de Extensão

Ônibus do Ifal sai de Arapiraca para o maior evento brasileiro de Extensão

Cbeu vai acontecer em Natal, entre os dias 28 e 30 de junho

por Elaine Rodrigues publicado: 27/06/2018 10h30, última modificação: 01/07/2018 18h50
Exibir carrossel de imagens Alunos e professores no ônibus que deixou Arapiraca

Alunos e professores no ônibus que deixou Arapiraca

Cerca de 50 alunos e professores do Instituto Federal de Alagoas deixaram Arapiraca na manhã desta quarta-feira, 27, em direção ao Cbeu – Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. O evento, que vai ser sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, é o maior encontro brasileiro de Extensão com a participação de Instituições Públicas Federais de Ensino.

O Ifal vai levar pouco mais de cem participantes ao Cbeu este ano, foram 116 trabalhos aprovados, dez do campus Arapiraca. O clima entre estudantes e professores é de ansiedade para uma estadia em Natal de bastante aprendizado e troca de conhecimentos.

“Estamos viajando para Natal para apresentar os trabalhos de Extensão desenvolvidos no ano passado e que estão em andamento este ano. É uma oportunidade de trocar experiências com o pessoal de outras instituições e entre os campi também, para a gente conhecer o que está sendo desenvolvido em Extensão pelo Brasil”, explicou o professor Marcos Nunes, coordenador de Extensão do campus Arapiraca, que vai acompanhando os alunos na viagem.

Diretor-geral, Fábio Ribeiro, se despedindo do grupo que vai representar o Ifal Arapiraca no Cbeu

De Arapiraca, vão no ônibus os alunos Anderson Batista da Silva, Carlos Eduardo Barbosa Santos, Carlos Matheus Esperidião da Silva, Deyvid Lucas Regis dos Santos, José Alan da Costa, Moizés Ferreira Lóz Neto, Lyara Camilla Hermano Lira Silva, Pamella Ohana Silva, Rosana da Silva Santos e Suzimilly dos Santos Farias. As professoras Waléria Ferreira, coordenadora de Formação Geral, e Adriana Ferreira, coordenadora adjunta do Pronatec, também estarão em Natal com o grupo.

No ônibus que deixou Arapiraca, também seguem alunos e professores de Batalha, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Penedo e São Miguel dos Campos. Um outro ônibus saiu de Maceió, com mais cerca de 50 alunos e professores dos campi mais próximos da capital alagoana.

Cbeu

O Congresso é promovido a cada dois anos e este ano tem como tema: “Extensão e sociedade: contextos e potencialidade”. O evento vai contar com uma programação diversificada, com conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e sessões de pôsteres nas áreas temáticas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde e trabalho.

Os trabalhos de Arapiraca que serão apresentados no Congresso são:

Anderson Batista da Silva – Abordagem pedagógica sobre álcool e outras drogas com discentes do 7º ano da Escola Domingos Lopes da Silva – Arapiraca.

Anderson Batista da Silva – Caminhos para alimentação saudável: atividade pedagógica e lúdica com discentes do Ensino Fundamental II.

Anderson Batista da Silva – A importância da alimentação e nutrição com discentes do Ensino Fundamental e intervenções de Extensão na perspectiva de alimentação e escolha de hábitos saudáveis.

Carlos Eduardo Barbosa Santos – Operador de computador.

Carlos Matheus Esperidião da Silva – Domínio da matemática: preparando matemáticos para o Ensino Médio.

Deyvid Lucas Regis dos Santos – Introdução à Física para alunos do 9º ano da rede pública de Educação.

José Alan da Costa – Inclusão digital na comunidade.

Lyara Camilla Hermano Lira Farias – Matemática básica.

Moizés Ferreira Lóz Neto – Viabilidade técnica e econômica da utilização de lâmpadas eletrônicas em LED.

Pamella Ohana Silva – Educação ambiental: diga não às queimadas.

Rosana da Silva Santos – A sensibilização ambiental como forma de incentivar crianças a se engajarem em um modelo de vida sustentável.

Suzymilly dos Santos Farias – Aprender a empreender.

“Participei do Cbeu em 2014, 2016 e agora em 2018. Fiz Eletroeletrônica no Ifal Arapiraca e agora estou concluindo a Licenciatura em Ciências Biológicas no EAD, também pelo campus. O congresso é uma experiência única, as oficinas, minicursos, workshops, mesas-redondas e a troca de informações entre estudantes de diversas regiões só aumenta o nosso currículo. Nós acabamos com mais ideias para dar continuidade aos nossos projetos ou para ingressarmos em novos projetos. Estou indo agora em 2018 e em 2020 já pretendo ir de novo”, concluiu Anderson Batista da Silva, animando ainda mais os estudantes que seguem para o Cbeu pela primeira vez.

Alunos e professores no ônibus que deixou Arapiraca