Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Obra do Ifal participa do Salão Arapiraca das Artes

Obra do Ifal participa do Salão Arapiraca das Artes

Trabalho envolve arte, interatividade e conceitos de tecnologia dos cursos de Informática e Eletroeletrônica

por Elaine Rodrigues publicado: 08/05/2018 09h49, última modificação: 15/05/2018 08h40
Exibir carrossel de imagens Parte do grupo que integra o ArtIfal Arapiraca

Parte do grupo que integra o ArtIfal Arapiraca

A arte tecnológica produzida no Ifal Arapiraca é um dos destaques do Salão Arapiraca das Artes, que acontece na Casa da Cultura e da Biblioteca Municipal, no Centro. A exposição reúne 14 artistas e a abertura acontece no Dia do Artista Plástico.

Apresentação da obra aos alunos do Ifal

A obra levada pelo Ifal é intitulada de Chaminé e foi desenvolvida com base na técnica de xilogravura, além de utilizar conceitos dos cursos técnicos de Informática e Eletroeletrônica para promover a interatividade com o público.

”A obra só vai acontecer em plenitude se o público participar. A partir do momento em que você se torna parte da obra, você também se torna autor de parte da obra. É o que a gente chama de segunda interatividade, derivada da segunda cibernética. É um sistema amplamente aberto com a aceitação de ser influenciado pelo ambiente externo”, explicou o professor orientador do projeto, Judivan Lopes.

Apresentação da obra aos alunos do Ifal

A obra foi desenvolvida pelo Geparti - Grupo de Estudos, Arte, Tecnologia e Interatividade que começou as atividades em 2011 e, desde então, vem produzindo trabalhos com a arte tecnológica. Hoje, o grupo integra o ArtIfal, um projeto de Extensão da instituição. ”As obras propõem desafios, é a oportunidade de pegar o conhecimento e colocá-lo em prática de uma maneira divertida, que é fazer a arte. Isso me motivou”, contou o aluno Natan Ferreira, um dos bolsistas do projeto.

Também são bolsistas Wagner Barbosa, Josué Leite, Kelly Chaves, João Paulo, Vitória Dayane, Giovana Suane e Carlos Eduardo. São voluntários Jarlison Lira, Eliab Batista e José Renato. E atuam como colaboradores os egressos Diogo Tenório, Jeferson Silva, Ziel Mendes e José Silas.

Obra produzida pelo grupo Geparti do ArtIfal

Parte do grupo esteve no II Workshop de Iniciação à Pesquisa e Inovação do Ifal Arapiraca para mostrar a obra aos demais alunos do campus. Os estudantes e o professor também participaram de uma conversa contando detalhes da obra e do projeto desenvolvido.

Quem não viu a obra poderá vê-la no Salão Arapiraca das Artes, que vai reunir também artes plásticas, esculturas e artesanato. A exposição tem entrada gratuita e vai permanecer na Casa da Cultura até o dia 31 de março.