Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Núcleos de Economia Solidária do Ifal se reúnem em Arapiraca para avaliar atuação e planejar novas ações
conteúdo

Notícias

Núcleos de Economia Solidária do Ifal se reúnem em Arapiraca para avaliar atuação e planejar novas ações

Eventos reuniu representantes de dez campi e da Reitoria

por Roberta Rocha publicado: 13/02/2025 17h48, última modificação: 13/02/2025 18h18

Nessa quarta-feira (12), representantes dos Núcleos de Economia Solidária do Instituto Federal de Alagoas - Ifal se reuniram em assembleia no Campus Arapiraca. O evento marcou a apresentação e avaliação das atividades realizadas pelos referidos núcleos em 2024 e o planejamento de novas ações voltadas ao fortalecimento da economia solidária na instituição, em atendimento às demandas da comunidade. 

De acordo com o professor Marcelo Diniz, que é coordenador da Incubadora de Economia Solidária - Ecosol do Ifal Arapiraca, o encontro serviu para identificar acertos e pontos a melhorar na atuação dos núcleos. "Além desse diagnóstico, a atividade deu transparência e fortaleceu a confiança entre os participantes, ao demonstrar impactos concretos e prestação de contas das iniciativas desenvolvidas", acrescentou.

Na pauta do dia, constaram ainda reflexões sobre um desafio comum aos núcleos, o de buscar estratégias para obter maior engajamento de servidores e estudantes dos campi, incentivando a participação ativa e a colaboração na construção de soluções.

"Outro benefício importante da Assembleia foi o fortalecimento da rede de economia solidária, permitindo a troca de experiências e o desenvolvimento de novas parcerias. A avaliação procurou ser estruturada para gerar dados concretos que poderão ser utilizados na captação de apoios e investimentos, demonstrando o impacto social e econômico das novas ações. Dessa forma, o planejamento dos Núcleos de Economia Solidária do Ifal para o exercício de 2025 pode ser visto como um instrumento essencial para garantir a continuidade e o crescimento sustentável das iniciativas", finalizou Marcelo Diniz.

Instituída como instância máxima das incubadoras Ecosol do Ifal, a Assembleia ocorre anualmente e conta com a presença de servidores/as, estudantes e parceiros/as. Nesta edição, compareceram o pró-reitor de Extensão do Ifal, Gilberto Gouveia Neto, e representantes dos nove núcleos institucionais e de Coruripe, próximo núcleo a ser implantado.

Assembleia dos Núcleos de Economia Solidária