Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Após faturar 1º e 2º lugar em mostra científica, equipes do Ifal Arapiraca são credenciadas para eventos nacionais e internacionais

por Roberta Rocha publicado: 12/12/2023 12h47, última modificação: 14/12/2023 12h59

Estudantes vinculados ao grupo de pesquisa conhecido como PET 3D, do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca, vivenciaram uma sucessão de conquistas nas últimas semanas. Além de dominar o pódio da Mostra Científica e Tecnológica da Escola Epial - Mocitepial, os projetos desenvolvidos por eles/as foram credenciados para participar de eventos nacionais e fora do país, em 2024.

O grupo de pesquisa, chamado formalmente de "Máquina de Reaproveitamento de Garrafas Pet para Geração de Filamento 3D com foco em Robótica Educacional", se dividiu em duas equipes para participar da 7ª Mocitepial. O evento, ocorrido de 27 a 29 de novembro, em Arapiraca/AL, reúne pesquisas cientificas de instituições de ensino da rede pública e privada e conta com o apoio da Associação Brasileira de incentivo a Tecnologia e Ciência - Abritec.

Coroado com o 1º lugar na Mocitepial, o projeto "Impressão 3d e corte a laser: produzindo kits de robótica educacional e de Internet das coisas com sustentabilidade, criatividade e inovação" garantiu vaga na Mostra Científica Latino-Americana, a ser realizada no Peru, e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace, onde já consta na programação como uma das propostas semifinalistas.

A outra iniciativa do grupo PET 3D, intitulada "Desenvolvimento de máquina automatizada para geração de filamento 3D a partir do reaproveitamento de garrafas PET", ficou com o 2º lugar e, desse modo, se habilitou para representar Alagoas e o Instituto Federal na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - Mostratec.

MocitepialMocitepialMocitepial

As pesquisas mencionadas são desenvolvidas no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PibicJr, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal e coordenação da docente Renata Pereira.

Equipe 1º lugar MocitepialA equipe que obteve a melhor colocação na Mocitepial é composta pelos/as discentes Joana Fabiana Rodrigues, Josias Souza Neto e Yasmin Nunes, tendo a co-orientação da professora Fernanda Cordeiro. De acordo com Josias, a premiação deu ânimo à equipe, que participou pela primeira vez do evento e tinha insegurança em relação ao resultado, por conta da grande concorrência.

"Vimos que seria bem acirrado. Foi uma ótima experiência [a participação no evento], porque conseguimos ver diversos projetos interessantes relacionados a robótica e tecnologia. Foi ótimo conhecer diferentes ideias e soluções para problemas que enfrentamos no dia a dia, mas a melhor experiência foi ganhar o primeiro lugar e a credencial, foi um sensação incrível poder trazer mais uma medalha de campeão para o Campus Arapiraca!", afirmou o discente.Equipe 2º lugar Mocitepial

Já o estudante Pedro Henrique Monteiro destacou a possibilidade de diálogo com os visitantes da exposição como um ponto positivo da ocasião. Ele integra o projeto premiado em 2º lugar na competição, junto às alunas Beatriz Corrêa e Ernany Santos e com a co-orientação da graduanda Anne Karolyne Caetano.

"Participar da Mocitepial nos mostrou o potencial que o trabalho científico possui na região. Poder apresentar o projeto que desenvolvemos foi muito prazeroso, promovendo a absorção de conhecimentos por meio do diálogo com os visitantes e da relação proporcionada com projetos e pessoas de outros estados", declarou.