Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Mulheres Mil: 58 novas profissionais celebram formatura no Agreste alagoano
conteúdo

Notícias

Mulheres Mil: 58 novas profissionais celebram formatura no Agreste alagoano

Concluintes se capacitaram nos cursos de salgadeira e artesã em bordado a mão pelo Ifal Arapiraca

por Roberta Rocha publicado: 26/02/2026 20h40, última modificação: 26/02/2026 22h10

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca realizou, na noite da última segunda-feira (24), a cerimônia de certificação das turmas do Programa Mulheres Mil dos cursos de Salgadeira e Artesã em Bordado à Mão. A solenidade ocorreu no auditório da unidade de ensino e reuniu gestores/as institucionais, docentes, familiares e autoridades locais para celebrar a conclusão da formação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Durante a abertura, os/as integrantes da mesa de honra do evento destacaram a importância da capacitação para o fortalecimento da autonomia e da geração de renda das participantes.

Formatura Mulheres MilCompuseram a mesa o diretor-geral do campus,  Augusto César de Oliveira; a assessora da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal, Maria Betânia Vilar, a coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil no Ifal, Ilka de Carvalho Cedrim; a supervisora local do programa, Luciete Barbosa da Silva; a secretária municipal de Educação de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto; a superintendente de Gestão Pedagógica do município, Márcia Barbosa, a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos no município, Márcia Barbosa, e a diretora da Escola de Educação Básica Dom Constantino Luers (onde as aulas ocorreram), Juliana Ferreira.

PRONUNCIAMENTOS

Entre os momentos mais marcantes da noite, estiveram os discursos das oradoras das turmas. A concluinte Stefanne Soraya Almeida da Silva ressaltou que a certificação simboliza mais do que a conclusão de um curso de três meses. “Estamos celebrando aprendizado, superação e cada ponto aprendido que nos ensinou algo novo”, afirmou.

Formatura Mulheres MilStefanne destacou as conquistas adquiridas ao longo da formação. “Tivemos aulas de conhecimentos diversificados que ampliaram nossa visão. Esse curso nos ofereceu oportunidade. Oportunidade de aprender uma nova habilidade, de desenvolver criatividade, de abrir portas para uma possível fonte de renda e, principalmente, de acreditar que somos capazes de aprender algo novo”, declarou, sob aplausos do público.

A formanda também enfatizou que o bordado vai além da técnica. “Aprendemos que o bordado não é só linha e agulha. É paciência. É concentração. É persistência. Cada ponto exige cuidado. Cada erro ensina atenção. Cada peça pronta carrega dedicação”.

Segundo Stefanne, ao longo dos três meses, foi possível perceber uma transformação coletiva. “Mulheres inseguras se tornaram mais confiantes. Mãos que tremiam, hoje bordam com firmeza. Olhares que duvidavam, hoje brilham de orgulho”, afirmou. Encerrando sua fala, ela reforçou o significado do nome do programa: “Somos mil em força, mil em coragem, mil em capacidade. Há mil possibilidades dentro de cada uma de nós. Hoje comemoramos não só o que aprendemos, mas quem nos tornamos”.

Oradora CléviaA oradora da turma de Salgadeira, Clévia Sandra da Silva, também abordou a evolução das participantes em seu discurso. "Com o passar dos dias, entendemos que ali não era apenas uma sala de aula, era um espaço de acolhimento, de troca e de transformação. Cada receita que aprendemos foi uma porta que se abriu para um futuro diferente".

Para Clévia, o programa ensinou que não há limites para a capacidade feminina de aprender, criar, sonhar e realizar. "Que esta turma continue temperando a vida com coragem, autoestima e esperança", desejou às demais formandas.

Além dos pronunciamentos das concluintes, a cerimônia contou com homenagens às integrantes da equipe de gestão local do Mulheres Mil, Luciete Barbosa e Adriana Santana e aos docentes Wanessa Novais dos Santos, Almira Santos da Costa e Marcelo Lourenço Filho, esses dois últimos eleitos madrinha e padrinho das turmas. 

Na solenidade, o diretor-geral do campus, Augusto Oliveira, destacou o papel social do Ifal na promoção da inclusão e da qualificação profissional, parabenizando as novas certificadas. A coordenadora do Mulheres Mil no Ifal, Ilka Cedrim, incentivou as novas profissionais a buscarem oportunidades acadêmicas ofertadas pelo próprio Ifal, como graduação e pós-graduação. 

Luciete Barbosa, em seu pronunciamento, falou do orgulho com o baixo número de desistência ao longo do curso, comemorando o quantitativo de 58 formandas. A assessora de Extensão do Ifal, Maria Betânia Vilar, também elogiou a baixa evasão. "Que vocês estejam sempre ávidas a enfrentar desafios!", acrescentou.

A noite foi encerrada com um momento de confraternização entre as participantes e seus convidados.

Sobre o programa

O Mulheres Mil é uma iniciativa do governo federal, voltada a promover o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade de mulheres de baixa renda, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Nesta pactuação, em parceira com a Prefeitura de Arapiraca, foram ofertados cursos para o público da comunidade Mangabeiras, antigo lixão da cidade.

No curso de salgadeira, a formação contemplou habilidades práticas na produção de salgados, além de normas de higiene e segurança no trabalho. Já o curso de Artesã em Bordado à Mão priorizou o ensino de técnicas artesanais, valorizando a cultura local, a história do bordado e o potencial econômico da atividade.